Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/656312
Title: Uso da luz natural na micropropagação de bananeira.
Authors: COSTA, F. H. da S.
SILVA, S. de O. e
LINO, L. S. M.
SILVA NETO, H. P. da
PASQUAL, M.
TOSTA, R. L.
Affiliation: FREDERICO HENRIQUE DA SILVA COSTA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS; SEBASTIAO DE OLIVEIRA E SILVA, CNPMF; LUCYMEIRE SOUZA MORAIS LINO, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA; HONORATO PEREIRA DA SILVA NETO, CNPMF; MOACIR PASQUAL, UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS; RUTE LEA TOSTA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA.
Date Issued: 2009
Citation: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FLORICULTURA E PLANTAS ORNAMENTAIS, 17.; CONGRESSO BRASILEIRO DE CULTURA DE TECIDOS DE PLANTAS, 4.; 2009, Aracaju. Ciência, inovação e sustentabilidade: [anais...]. Aracaju: Embrapa Tabuleiros Costeiros; Cruz das Almas: Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical, 2009. 1 CD-ROM. (Embrapa Tabuleiros Costeiros. Documentos, 150). Organizadores: Ana da Silva Lédo; Fernanda Vidigal D. Souza; Vivian Loges; Everton Hilo de Souza; Ana Cecília R. de Castro.
Description: alternativa para promover a rustificação in vitro das plantas e reduzir os custos de produção, sobretudo, se associada ao uso mínimo da sacarose no meio de enraizamento. Entre as vantagens podem-se incluir a redução e ou eliminação dos gastos com iluminação artificial, o uso de instalações mais simplificadas e a redução dos stresses durante a aclimatização ex vitro. Esse trabalho teve por objetivo avaliar o comportamento morfofisiológico de brotações axilares de bananeira, 'Grande Naine' (AAA) e 'NBA-14' (AA), em respostas a diferentes condições de cultivo, na fase de enraizamento in vitro. Para isso, os explantes oriundos do quarto subcultivo foram transferidos para meio semi-sólido de MS contendo diferentes concentrações de sacarose (0; 7,5; 15 e 30 g L- 1) e submetidos a dois ambientes (luz artificial e luz natural) de cultivo. A pesquisa foi conduzida em Cruz das Almas (BA). Após 30 dias, foi determinada a altura de plantas (ALT), o diâmetro do pseudocaule (DPC) e o número de folhas (NFL). Em geral, houve efeito significativo das concentrações de sacarose nos parâmetros avaliados, em ambos os genótipos e ambientes. O ambiente de luz natural promoveu maior NFL, na cv. Grande Naine e maiores ALT e NFL no genótipo NBA-14. O efeito da interação (sacarose x ambiente) foi observado apenas para o DPC na cultivar Grande Naine. Verificou-se também que, a ausência de sacarose provocou amarelecimento das plantas e a redução na emissão de raízes. Na aclimatização observou-se 100% de sobrevivência, exceto na ausência de sacarose em ambos ambientes e na concentração de 7,5 g L-1 desse carboidrato em ambiente artificial. O uso da luz natural e 7,5 g L-1 de sacarose, na etapa de enraizamento in vitro, é promissora para a micropropagação de bananeira.
Thesagro: Banana
Carboidrato
NAL Thesaurus: Micropropagation
Keywords: Musa spp
Ambiente de cultivo
Custos
Type of Material: Resumo em anais e proceedings
Access: openAccess
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CNPMF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Uso-da-luz-natural-na-micropropagacao-C293.pdf32.52 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace