Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/660257
Título: Biologia de Ceraeochrysa caligata (Banks, 1945) (Neuroptera: Chrysopidae) alimentada com Schizaphis graminum (Rondani) (Hemiptera: Aphididae)
Autoria: CASTRO, A. L. G.
CRUZ, I.
SILVA, I. F. da
PAULA, C. de S.
LEAO, M. L.
FERREIRA, T. E.
MENEZES, A. P. de J.
Afiliação: ANA LUISA GANGANA CASTRO, Estagiária Embrapa Milho e Sorgo; IVAN CRUZ, CNPMS; IVANA FERNANDES DA SILVA, Estagiária Embrapa Milho e Sorgo; CRISTIANE DE SOUZA PAULA, Estagiária Embrapa Milho e Sorgo; MAURICIO LOPES LEAO, Estagiário Embrapa Milho e Sorgo; TAMARA ESTEVES FERREIRA, Estagiária Embrapa Milho e Sorgo; ANA PAULA DE JESUS MENEZES, Estagiária Embrapa Milho e Sorgo.
Ano de publicação: 2009
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROECOLOGIA, 6., CONGRESSO LATINO AMERICANO DE AGROECOLOGIA, 2., 2009, Curitiba. Agricultura familiar e camponesa experiências passadas e presentes construindo um futuro sustentável: anais. Curitiba: ABA: SOCLA, 2009.
Conteúdo: A necessidade de controle de insetos-praga de forma racional e sustentável tem gerado uma importante busca de organismos usados para controle biológico. Com essa preocupação objetivou-se estudar os aspectos biológicos de Chrysoperla externa, um voraz predador sobre o pulgão-verde, Schizaphis graminum. Os ensaios foram realizados no Laboratório de Criação de Insetos, na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Milho e Sorgo em Sete Lagoas, MG, em sala climatizada, onde 72 larvas recém-eclodidas do predador foram individualizadas no interior de recipientes de plástico de 50 ml contendo S. graminum ad libitum como alimento. As larvas foram observadas diariamente e as datas correspondentes a cada troca de instar, data de formação e emergência de pupas e adultos, respectivamente, foram monitoradas. Os adultos foram mantidos em gaiola para acasalamento. Número de posturas e viabilidade dos ovos foram monitorados. Para quantificar o consumo de presa, durante o período larval, vinte e duas larvas de Ceraeochrysa caligata foram utilizadas. O C. Caligata apresentou três instares de 4,40, 3,80, 5,29 dias em média, respectivamente. O período de pupa foi de 14,25 dias e o período compreendido entre a eclosão da larva à emergência do adulto foi de 26,67 dias em média. O consumo diário de pulgões foi de 30,6 pulgões em média.
Thesagro: Controle Biológico
Inimigo Natural
Predador
Pulgão
Palavras-chave: Crisopídeo
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPMS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BiologiaCeraeochrysa.pdf4,26 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace