Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/661112
Título: Staphylococcus aureus portadores de genes de toxinas isolados em amostras de diferentes fontes de transmissão durante a ordenha.
Autoria: ZAFALON, L. F.
ARCARO, J. R. P.
NADER FILHO, A.
FERREIRA, L. M.
VESCHI, J. L. A.
Afiliação: LUIZ FRANCISCO ZAFALON, CPPSE; JULIANA RODRIGUES POZZI ARCARO, IZ/NOVA ODESSA; ANTÔNIO NADER FILHO, UNESP/JABOTICABAL; LUCIANO M. FERREIRA, INSTITUTO AEQUITAS/ARARAQUARA; JOSIR LAINE APARECIDA VESCHI, CPATSA.
Ano de publicação: 2009
Referência: Revista do Instituto Adolfo Lutz, v. 68, n. 2, p. 269-277, 2009.
Conteúdo: No presente estudo foi analisada a bactéria S. aureus isolada de diferentes fontes de transmissão durante óstios foram obtidas antes da ordenha dos animais e as de teteiras antes e durante a ordenha sob diferentes condições climáticas. A análise dos genes das enterotoxinas A a D e da toxina da síndrome do choque tóxico foi efetuada por meio de técnica de amplifi cação das respectivas sequências codifi cadoras. O gene sea foi o mais prevalente dentre os pesquisados e a maioria dos isolados foi detectada em amostras de leite de quartos mamários com mastite. A presença de genes de toxinas estafi locócicas em S. aureus isolados de diferentes fontes de transmissão dentro da cadeia epidemiológica da mastite bovina evidencia a possibilidade de veiculação desse micro-organismo por meio de leite contaminado e que pode representar riscos à saúde pública.
Thesagro: Sáude pública
Staphylococcus aureus
Palavras-chave: Mastite
Genes de toxinas
Tipo do material: Artigo de periódico
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CPPSE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PROCILFZ2009.00379.pdf123,18 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace