Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/667360
Title: Recuperação de áreas de pastagens abandonadas e degradadas através de sistemas agroflorestais na Amazônia Central.
Authors: MATOS, J. C. de S.
SOUSA, S. G. A. de
PERIN, R.
WANDELLI, E. V.
FERNANDES, E. C. M.
NEVES, A. L.
LUDWIGS, T.
Affiliation: JOÃO CARLOS DE S. MATOS, CPAA; SILAS GARCIA AQUINO DE SOUSA, CPAA; ROGERIO PERIN, CPAA; ELISA VIEIRA WANDELLI, CPAA; ERICK C. M. FERNANDES, Convênio NCSU/EMBRAPA-CPAA; ACACIA L. NEVES, Convênio NCSU/EMBRAPA-CPAA; THOMAS LUDWIGS, Convênio NCSU/EMBRAPA-CPAA.
Date Issued: 1995
Citation: In: CONGRESO LATINOAMERICANO DE ECOLOGIA, 3., 1995, Merida. Libro de resumenes... Merida: Universidade de los Andes, 1995.
Pages: p. 26-7.
Description: Desenvolvimento de tecnologias para recuperar pastagens abandonadas e/ou degradadas atraves de uso de sistemas agroflorestais, como alternativa para diminuir o desmatamento e proporcionar melhorias socioeconomicas ao agricultor da regiao amazonica. Os ensaios estao sendo desenvolvidos na estacao experimetnal do CPAA. Foram implantados quatro modelos de sistemas agroflorestais em blocos ao acaso com tres repeticoes: Sistemas agrossilvipastoril-ASP1, Sistemas agrossilvipastoril-ASP2, Sistema agrossilvicultural-AS1 e Sistemas Agrossilvicultural-AS2. Os sistemas agrossilvipastoris sao formados pelo consorcio de Desmodium ovalifolium, Brachiaria humidicola e B. brizantha e linhas triplas de arvores madeireiras e leguminosas. Estao sendo avaliados a economicidade, pprodutividade, dinamica das caracteristicas fisicas e quimicas do solo. A atividade mais onerosa foi a limpeza. Os resultados preliminares indicam que os sistemas agroflorestais apresentam-se como uma tecnologia adequada ao nivel ecologico e socioeconomico da regiao, devendo ser ajustada de acordo com as potencialidades de cada local.
Thesagro: Análise Econômica
Conservação
Desenvolvimento Sustentável
Deterioração do Solo
Essência Florestal
Floresta Tropical Úmida
Recuperação do Solo
Keywords: Agrofloresta
Brasil
Amazonas
Type of Material: Resumo em anais e proceedings
Access: openAccess
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CPAA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ID4661.pdf622.09 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace