Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/748860
Título: Variabilidade genética de procedências e progênies de erva-mate nativa (Ilex paraguariensis St. Hil.) no sudoeste do Estado de Mato Grosso do Sul.
Autoria: MARTINS, W. J.
Afiliação: Wagner José Martins, UFMS.
Ano de publicação: 2009
Referência: 2009.
Páginas: 33 p.
Conteúdo: A erva-mate (Ilex paraguariensis St. Hil.) desempenha importante papel socioeconômico para os países que a produzem (Brasil, Argentina e Paraguai), pois é cultivada por um grande número de pequenos produtores epelas próprias ervaterias. No entanto, os ervais cultivados apresentam baixa produtividade devido a deficiência das técnicas de cultivo e da colheita, assim como, a baixa qualidade fisiológica e menores níveis de diversidade genética das sementes utilizadas nos plantios. Assim, é de fundamental importância o desenvolvimento e aprimoramento de programas de melhoramento genético com a espécie, visando maximizar a rentabilidade em termos de produção, e ao mesmo tempo, preservar e/ou recuperar os recursos naturais, podendo assim, obter benefícios ambientais e econômicos. Com base nessas considerações, o presente trabalho teve como objetivos, avaliar a variabilidade genética de procedências e progênies de erva-mate nativa (Ilex paraguariensis St. Hil.) e, fase inicial de cresscimento no município de Aral Moreira - MS. O teste de procedência e progênie , para avaliação do crescimento inicial das mudas, foi instalado no viveiro de mudas da Fazenda Rancho Esperança, localizada no município de Aral Moreira, sob delineamento de blocos ao acaso com 3 procedências, 25 tratamentos (progênies) de cada uma das procedências, 5 repetições e 4 plantas por parcela em linhas simples. Aos cinco meses de idade, as progênies foram avaliadas quanto aos caracteres: a) altura total das plantas, expressas em centímetros, b)diâmetro do coleto expresso em milímetros, e c) números de lançamentos foliares. Os resultados demonstram haver variabilidade genética, e as herdabilidades individuais e de médias de progênies obtidas, estimulam o monitoramento continuado das procedências e progênies no campo, com perspectivas de maximizar o ganho genético na sequencia das avaliações. A procedência Laguna Carapã apresentou melhor desempenho para todos os caracteres avaliados com ganhos genéticos estimados com seleção, seguido da procedência Aral Moreira.
Thesagro: Mate
Melhoramento genético vegetal
Ilex paraguariensis
Notas: Dissertação (Mestrado em Biologia Vegetal) - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, MS. Orientador: Valdemir Antônio Laura. Co-orientador: Reginaldo Brito da Costa. Parte do CD 122.
Tipo do material: Teses
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Tese/dissertação (CNPGC)


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace