Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/783301
Título: Sistemas agroflorestais e sua potencialidade como serviços ambientais na agricultura familiar. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SISTEMAS AGROFLORESTAIS, 7., Brasília, DF, 2009. Anais...
Autoria: BOLFE, E. L.
BOLFE, A. P. F.
BERGAMASCO, S. M. P. P.
FERREIRA, M. C.
Afiliação: EDSON LUIS BOLFE, CNPM; Ana Paula Fraga Bolfe, Unicamp; Sonia Maria P. P. Bregamasco, Unicamp; Marcos César Ferreira, Unicamp.
Ano de publicação: 2009
Referência: Brasília, DF: SBSAF: Embrapa, 2009.
Páginas: 4 p.
Conteúdo: Nas diretrizes do Protocolo de Kyoto o mecanismo de desenvolvimento limpo (MDL) possibilita a remuneração por serviços ambientais, como a elevação da biodiversidade, a fixação de carbono vegetal, infiltração de água e aumento da matéria orgânica no solo. Os sistemas agroflorestais (SAF) são uma relevante estratégia de uso da terra com vistas a produção de alimentos e fibras e apresentam-se ainda como importantes acumuladores de biomassa, podendo contribuir significativamente no processo de sequestro de CO2 e a redução do efeito estufa, indicando sustentabilidade ambiental e econômica por meio do mercado mundial de créditos de Carbono. Este trabalho teórico objetiva analisar a inserção de SAF implantados no contesto da agricultura familiar como potencial gerador de serviços ambientais. O Brasil é um dos países pioneiros nas questões políticas e técnicas relacionadas ao MDL e de elevado potencial edafo-climático para a implantação e manejo de sistemas agrícolas sustentáveis como os sistemas agroflorestais.
Thesagro: Carbono
Desenvolvimento Rural
Palavras-chave: MDL
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
03tema07.pdf45,47 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace