Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/856322
Title: Sobrevivência de espécies arbóreas plantadas em clareiras causadas pela colheita de madeira em uma floresta de terra firme no município de Paragominas na Amazônia brasileira.
Authors: GOMES, J. M.
CARVALHO, J. O. P. de
SILVA, M. G. da
NOBRE, D. N. V.
TAFFAREL, M.
FERREIRA, J. E. R.
SANTOS, R. N. J.
Affiliation: JAQUELINE MACÊDO GOMES, UFRA; JOÃO OLEGÁRIO PEREIRA DE CARVALHO, CPATU; MARCELA GOMES DA SILVA, UFRA; DEUSA NARA VIANA NOBRE, UFRA; MARISOL TAFFAREL, UFRA; JOSUÉ EVANDRO RIBEIRO FERREIRA, CIKEL BRASIL VERDE MADEIRAS; RAIMUNDO NONATO JESUS SANTOS, CIKEL BRASIL VERDE MADEIRAS.
Date Issued: 2010
Citation: Acta Amazonica, Manaus, v. 40, n. 1, p. 171-178, mar. 2010.
Description: Analisou-se a sobrevivência de mudas plantadas em 400 clareiras causadas por exploração florestal de impacto reduzido, em floresta de terra firme na Amazônia Oriental. Foram plantadas 3.818 mudas de 17 espécies, das quais apenas Schizolobium amazonicum não ocorre na área de estudo. A distância entre as mudas plantadas foi de aproximadamente 5m. As avaliações ocorreram em 2005 e 2006. Com base na sobrevivência das mudas aos 11 meses após o plantio, as espécies indicadas para o enriquecimento de clareiras são: Schizolobium amazonicum, Cedrela odorata, Jacaranda copaia, Manilkara huberi, Astronium gracile, Pouteria bilocularis, Tabebuia impetiginosa,Pseudopiptadenia suaveolens, Cordia goeldiana, Parkia gigantocarpa, Simarouba amara, Sterculia pilosa, Laetia procera, Dinizia excelsa e Schefflera morototoni. Estudos sobre a taxa de crescimento, em períodos mais longos, são necessários para confirmar a utilização dessas espécies em plantios de enriquecimento de clareiras oriundas de exploração florestal, como alternativa para aumentar a produtividade e o valor econômico das florestas naturais manejadas na Amazônia brasileira.
Thesagro: Pós-Colheita
Silvicultura
Keywords: Tratamentos silviculturais
Floresta amazônica
DOI: 10.1590/S0044-59672010000100022
Type of Material: Artigo de periódico
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
v40n1a22.pdf1.8 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace