Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/857562
Título: Levantamento da entomofauna em espécies silvestres de mandioca.
Autoria: VIDAL, M. das G.
SILVA JÚNIOR, J. L. P. da
TAVARES FILHO, L. F. de Q.
ALVES, A. A. C.
LEDO, C. A. da S.
Afiliação: MARIA DAS GRAÇAS VIDAL, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA; JORGE LUIZ PINTO DA SILVA JÚNIOR, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA; LEÔNIDAS FRANCISCO DE QUEIROZ TAVARES FILHO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA; ALFREDO AUGUSTO CUNHA ALVES, CNPMF; CARLOS ALBERTO DA SILVA LEDO, CNPMF.
Ano de publicação: 2010
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE RECURSOS GENÉTICOS; WORKSHOP EM BIOPROSPECÇÃO E CONSERVAÇÃO DE PLANTAS NATIVAS DO SEMI-ÁRIDO, 3.; WORKSHOP INTERNACIONAL SOBRE BIOENERGIA E MEIO AMBIENTE, 2010, Salvador. Bancos de germoplasma: descobrir a riqueza, garantir o futuro: anais. Brasília, DF: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, 2010. 1 CD-ROM (Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia. Documentos, 304).
Páginas: p. 436
Conteúdo: A mandioca é uma planta cultivada em todas regiões tropicais do mundo, com grande importância para alimentação humana e animal. É uma espécie monóica com flores estaminadas e pistiladas na mesma inflorescência, com hábito de floração protígina, favorecendo a alogamia. Durante muitos anos a mandioca vem sendo propagada assexuadamente pela interferência humana. As espécies silvestres são fontes de gens importantes para trabalhos de melhoramento da mandioca. Essas espécies quando cruzadas manualmente com a mandioca, encontram barreiras interespecíficas que dificultam o trabalho de polinização. Conhecer os polinizadores da mandioca, é fundamental para assegurar o processo da polinização, dando subsídio a programas de melhoramento da mandioca. O objetivo desse trabalho foi fazer o levantamento dos insetos visitantes florais em espécies silvestres de mandioca, mantidos em condições de campo na Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical (CNPMF), em Cruz das Almas, Bahia. Atualmente, esta coleção possui cerca de 560 acessos, com aprox. 20 espécies de Manihot. As avaliações e coleta dos insetos ocorreram no periodo de setembro de 2009 a fevereiro de 2010 nos horários das 8:00 às 16:00 horas. Avaliou-se a constância das espécies na coleta, a identificação e abundância dos insetos nas diferentes espécies de mandioca e o horário de visita dos polinizadores. Foram coletados 825 insetos, representados por 6 ordens: Hymenoptera (89,2 %), Diptera (5,3%), Coleoptera (3,3%), Hemiptera (1,7%), Orthoptera (0,2%) e Mantodea (0,2%). Os polinizadores observados, são da ordem Hymenoptera, pertencentes as famílias: Apidae (87%) e Vespidae (13%). A espécie Apis mellifera (abelha africanizada) foi o inseto mais frequente em todos os horários observados e mais abundante (72 %). Esta espécie apresentou comportamento consistente, colocando o seu corpo em contato com o estigma e a antera, o que a credencia como o principal polinizador, seguida da Trigona spinipes (abelha irapuá) que também visitava os orgãos reprodutores das flores, e algumas especies da familia Vespidae, que ao visitar as plantas, não apresentava fidelidade nas visitas, visitando tanto as flores como demais partes da planta (folhas e caule), o que diminuia sua eficiência como agente polinizador.
Thesagro: Mandioca
Polinização
Taxonomia
Inseto Polinizador
NAL Thesaurus: Manihot
cassava
Tipo do material: Resumo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CNPMF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Levantamento-da-entomofauna.pdf98,76 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace