Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/861491
Título: Diversidade biométrica entre populações caprinas no Brasil e no Marrocos.
Autoria: MACHADO, T. M. M.
PIRES, L. C.
ARAUJO, A. M. de
EUCLYDES, R. F.
TORRES, R. de A.
CHAKIT, M.
Afiliação: THÉA MÍRIAN MEDEIROS MACHADO, UFV; LUANNA CHÁCARA PIRES, UFV/CAPES; ADRIANA MELLO DE ARAUJO, CPAMN; RICARDO FREDERICO EUCLYDES, UFV; ROBLEDO DE ALMEIDA TORRES, UFV; MOHAMED CHAKIR, INRA/UCA.
Ano de publicação: 2010
Referência: In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 47., 2010, Salvador. Empreendedorismo e progresso científicos na zootecnia brasileira de vanguarda: anais. Salvador: SBZ, 2010.
Páginas: 3 p.
Conteúdo: O objetivo neste trabalho foi analisar o discernimento genético entre 12 populações caprinas (n=796) por meio de dados biométricos e de análises estatísticas. Mensurou-se altura de cernelha (AC), altura da maçã do peito ao chão (AP) e comprimento de orelha de cabras adultas. A profundidade torácica foi calculada (AC-AP). Foi adotada a distância euclidiana média padronizada e o método Unweighted Pair Group Method With Arithmetic Mean (UPGMA). O coeficiente de correlação cofenética apresentado pelo dendrograma (CCC = 0,82), denota que o método UPGMA contribuiu para a interpretação fidedigna da divergência dos grupos genéticos caprinos. Os resultados obtidos com este método permitem preconizá-lo para trabalhos futuros que venham a incluir um maior número de variáveis biométricas, de indivíduos e de populações.
Thesagro: Recurso Genético
Palavras-chave: Análise de agrupamento
Discernimento genético
Medida corporal
UPGMA
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAMN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
5167diversidade.pdf173,61 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace