Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/865774
Título: Expressão gênica diferencial em bovinos nelore, angus x nelore e senepol x nelore infestados com carrapato rhipicephalus (boophilus) microplus.
Autoria: IBELLI, A. M. G.
CARDOSO, F. F.
GIACHETTO, P. F.
HIGA, R. H.
OLIVEIRA, M. C. de S.
YAMAGISHI, M. E. B.
RIBEIRO, A. R. B
ALENCAR, M. M. de
GIGLIOTI, R.
REGITANO, L. C. de A.
Afiliação: ADRIANA MÉRCIA G. IBELLI, UFSCar/SÃO CARLOS, SP
FERNANDO FLORES CARDOSO, CPPSUL
POLIANA FERNANDA GIACHETTO, CNPTIA
ROBERTO HIROSHI HIGA, CNPTIA
MARCIA CRISTINA DE SENA OLIVEIRA, CPPSE
MICHEL EDUARDO BELEZA YAMAGISHI, CNPTIA
A. R. B. RIBEIRO, CNPTIA/CAMPINAS
MAURICIO MELLO DE ALENCAR, CPPSE
RODRIGO GIGLIOTI, UFSCar/SÃO CARLOS, SP
LUCIANA CORREIA DE ALMEIDA REGITANO, CPPSE.
Ano de publicação: 2010
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PARASITOLOGIA VETERINÁRIA, 16., Campo Grande. Anais... Campo Grqande: CBPV, 2010.
Conteúdo: Os bovinos apresentam vários mecanismos de proteção ao carrapato, que ocorrem durante por todo o estágio parasitário de aproximadamente 3 semanas. No entanto, tem sido verificado que animais resistentes geralmente apresentam a maior rejeição às larvas, em quantidade absoluta, nas primeiras 24 horas após a infestação. Isso ocorre provavelmente devido ao impedimento de fixação das larvas pelas reações iniciadas no hospedeiro. Dessa maneira, o objetivo deste trabalho foi verificar a expressão gênica diferencial em bovinos após 24 horas da infestação artificial com carrapato R. microplus. Foram utilizadas 7 fêmeas de cada grupo genético: cruzadas Senepol x Nelore, Angus x Nelore, e Nelore, nascidas, na Embrapa Pecuária Sudeste. Os animais livres de carrapatos foram submetidos a 4 infestações artificiais consecutivas, cada uma com aproximadamente 20000 larvas de carrapato, colocadas sobre a região lombar do animal. Amostras de pele foram colhidas antes do início das infestações e 24 horas após a quarta infestação. O RNA total foi extraído e purificado em coluna de sílica e as amostras foram submetidas à análise de expressão gênica em larga escala utilizando a plataforma de microarranjos GeneChip® Bovine Genome Array (Affymetrix). Posteriormente, foi feita uma pré-correção dos dados pelo procedimento RMA (média multiarranjo robusta), sumarização pelo pacote R/affy e busca por interação entre tratamento (antes e depois da infestação) e a expressão gênica pelo pacote R/maanova. A partir dos resultados obtidos, não foi possível observar influência do grupo genético na expressão dos genes, indicando que mecanismos comuns aos diferentes grupos genéticos são ativados ou reprimidos em resposta à infestação. A comparação entre os tratamentos mostrou que 1502 genes foram diferencialmente expressos. Desses, 651 foram ativados e 851 tiveram sua expressão reduzida após o desafio. Considerando os valores de razão da expressão, 93 genes tiveram aumento ou diminuição de 50% no seu nível de transcrição. Entre os genes e vias metabólicas ativados na resposta ao carrapato destacaram-se as quimiocinas, os genes de sinalização das vias MAPK e Jak-Stat, receptores de citocinas, do complemento e de moléculas de adesão focal. Alguns desses genes são importantes para o processo inflamatório, recrutando células (linfócitos, monócitos e basófilos) que já foram relacionadas à defesa do hospedeiro ao carrapato e devem contribuir para a morte das larvas nesse período do ciclo parasitário.
Thesagro: Carrapato
Palavras-chave: Microarranjos
Expressão gênica
Bovinos
Tipo do material: Resumo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CPPSE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PROCIMCSO2010.00179.pdf383,76 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace