Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/869703
Título: Epidemiologia participativa para avaliação sanitária em rebanhos bovinos de assentamentos rurais e pequenas comunidades.
Autoria: PELLEGRIN, A. O.
TOMICH, R. G. P.
CAMPOLIN, A. I.
LIMA, J. S. DE.
CAVALCANTE, J.
Afiliação: AIESCA OLIVEIRA PELLEGRIN, CPAP; RENATA GRAÇA PINTO TOMICH, INSTITUTO MINEIRO DE AGROPECUÁRIA, MG; ALDALGIZA INES CAMPOLIN, CPAP; JULIANE SAAB DE LIMA; JOSIELI CAVALCANTE.
Ano de publicação: 2010
Referência: In: SEMINÁRIO DE AGROECOLOGIA DE MATO GROSSO DO SUL, 3.; ENCONTRO DE PRODUTORES AGROECOLÓGICOS DE MS, 2010, Corumbá, MS. Construindo um futuro sustentável: anais. Dourados: Embrapa Agropecuária Oeste; Corumbá: Embrapa Pantanal; Campo Grande: Embrapa Gado de Corte, 2010.
Conteúdo: As doenças animais respondem as formas que assumem a produção, adquirindo diferentes significados de acordo com os valores culturais das várias comunidades e ao estágio de desenvolvimento da pecuária do local. Entretanto, são poucos os estudos que, a partir dos sujeitos sociais e de suas representações, avaliam e questionam o sistema, os serviços e as práticas, apesar de que reconhecidamente as abordagens epidemiológicas quantitativas e qualitativa se complementem. Visando investigar a incidência sazonal de doenças e problemas que afetavam o rebanho bovino e fatores de risco para enfermidades relacionadas à esfera reprodutiva em quatro assentamentos rurais do município de Corumbá foi utilizada uma associação de metodologias qualitativas de diagnóstico participativo, como a elaboração de um calendário sazonal associado a uma matriz de escores. Foram realizadas 4 dinâmicas grupais, por meio de reuniões com produtores dos assentamentos Taquaral, Tamarineiro, Paiolzinho e Mato Grande. As reuniões tiveram a participação, em média, de 14 assentados por assentamento e contaram com a participação de um facilitador treinado e colaboradores que anotavam as informações levantadas. Pelos resultados obtidos conclui-se que os calendários sazonais são métodos úteis para levantamentos preliminares de demandas e percepções dos produtores quando as doenças e problemas do seu rebanho.
Palavras-chave: Doenças de animais
Dinâmicas grupais
Calendários sazonais
Métodos
Notas: Disponível também em: Cadernos de Agroecologia, V. 5, n.1, 2010.
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAP)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
sp17334.pdf146,89 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace