Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/873273
Título: Efeito de coberturas vegetais sobre a porosidade, densidade do solo e condutividade hidráulica saturada de um Argissolo Amarelo Distrocoeso cultivado com mamoeiro.
Autoria: CRUZ, J. L.
SOUZA, L da S.
Afiliação: JAILSON LOPES CRUZ, CNPMF; Luciano da Silva Souza, UFRB.
Ano de publicação: 2010
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 21., 2010, Natal. Frutas: saúde, inovação e responsabilidade: anais. Natal: Sociedade Brasileira de Fruticultura, 2010.
Conteúdo: O tráfego de veículos pesados modifica a estrutura do solo, causando o rompimento de suas resistências naturais ? que se encontram interligadas por forças de atração e repulsão alterando o fluxo de água no solo, reduzindo a produtividade e aumentando os níveis de erosão, já que, geralmente, reduz a taxa de infiltração e aumenta o escoamento superficial (Seixas, 2000); isso ocorre porque a velocidade de infiltração e de redistribuição da água no perfil do solo depende do tamanho dos poros O comportamento do solo em decorrência do tráfego de máquinas vem sendo estudado com freqüência no setor agrícola e os resultados têm evidenciado alterações negativas em suas propriedades físicas. Porém, são poucas as pesquisas relacionadas ao cultivo do mamoeiro que, como se sabe, o uso de máquinas para sua produção é intensivo. Assim, o presente trabalho teve o objetivo de levantar informações sobre o efeito do uso de máquinas e de cobertura vegetal em alguns atributos físicos de um Argissolo Amarelo distrocoeso cultivado com mamoeiro.
Thesagro: Carica Papaya
Cobertura Vegetal
Mamão
Solo
Notas: pdf 1543
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPMF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Id27164pdf1543.pdf23,76 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace