Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/873577
Título: Efeito de diferentes lâminas de irrigação em bananeira Grande Naine sobre a comunidade de nematóides.
Autoria: JESUS, F. N. de
COELHO FILHO, M. A.
RITZINGER, C. H. S. P.
Afiliação: Fábio Nascimento de Jesus, UFRB; MAURICIO ANTONIO COELHO FILHO, CNPMF; CECILIA HELENA S PRATA RITZINGER, CNPMF.
Ano de publicação: 2010
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 21., 2010, Natal. Frutas: saúde, inovação e responsabilidade: anais. Natal: Sociedade Brasileira de Fruticultura, 2010.
Conteúdo: A banana é a fruta mais produzida e consumida no mundo atualmente. O Brasil encontra-se como o segundo maior produtor, com a produção estimada em sete milhões de toneladas anuais de banana. Como toda cultura praticada em extensa área,a bananicultura é infestada por várias pragas, cujo controle pode elevar o custo de produção e trazer sérios riscos ao ambiente. Entre as pragas, os nematóides ocupam lugar de destaque. No Brasil, são relatadas muitas espécies de fitonematóides na cultura da bananeira, causando uma série de danos, como lesões nas raízes, nanismo de planta, prolongamento do estádio vegetativo, redução no número de raízes ativas, clorose foliar, redução do tamanho e produção dos frutos e tombamento, podendo provocar até a morte das plantas (Ritzinger & Costa, 2004). Numa área irrigada é possível a obtenção de colheitas em períodos distintos, já que é possível manter condições de alta produção durante todo o ano, pelo fato da irrigação proporcionar umidade adequada durante todo ano favorecendo, assim, a formação de frutos de melhor qualidade em qualquer época.
Thesagro: Banana
Irrigação
Nematóide
Notas: pdf 1936
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPMF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ID27205pdf1936.pdf32,01 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace