Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/877224
Título: Síntese e estudo da interação de nanopartículas de ouro com albumina de soro bovino.
Autoria: SILVA, E. N. T.
COELHO, M. de B.
FERREIRA, V. S.
Afiliação: Bolsista de iniciação científica na Embrapa Gado de Corte; MARLENE DE BARROS COELHO, CNPGC; Pesquisador da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
Ano de publicação: 2009
Referência: In: JORNADA CIENTÍFICA DA EMBRAPA GADO DE CORTE,5., 2009, Campo Grande, MS. [Anais da ...]. Campo Grande, MS: Embrapa Gado de Corte, 2009.
Páginas: 1 p.
Conteúdo: Com o advento da nanotecnologia, um novo olhar foi lançado sobre os sistemas previamente conhecidos, buscando-se entender a influência de um fator preponderante no entendimento das propriedades micro e macróscopicas dos materiais: a dimensionalidade. Uma das grandes vantagens é o aumento da área superficial dos materiais na escala nano o que os tornam muito mais reativos.Na Idade Média, ouro nanoparticulado era empregado empiricamente no tratamento de males como disenteria, epilepsia e problemas cardíacos. Atualmente nanopartículas de ouro (NPAu) vem sendo empregadas na detecção de traços de substâncias, controle de qualidade na indústria, e especialmente na deteção de doenças através de imunossensores. A albumina de soro bovino (BSA) é uma proteína simples e será usada neste trabalho como modelo para estudo da interação de proteína com nanopartículas de ouro de tamanhos variados. O objetivo deste trabalho é sintetizar nanopartículas de ouro e estudar a interação destas com a BSA. A partir dos resultados será possível inferir sobre a interação das NPAu com outras proteínas, informação relevante para o desenvolvimento de dispositivos como os imunossensores. Dos diversos métodos existentes para síntese de NPAu foi escolhido o método que se baseia na redução do ouro a partir de uma solução de cloreto áurico com citrato de sódio que atua também como agente passivante. A caracterização das NPAu foi feita por Microscopia Eletrônica de Transmissão (MET). O tamanho da NPAu é dependente do volume de citrato usado na redução, além de apresentar cores como vermelho e violeta dependendo do tamanho da partícula. Para o estudo da interação da proteína com as NPAu uma solução de BSA em tampão PBS foi colocada em contato com as NPAu. Pela análise de espectros de infravermelho por Transformada de Fourier (FTIR), espera-se que seja possível observar a ligação desta proteína com as NPAu e estimar sua concentração imobilizada.
Thesagro: Albumina
Palavras-chave: Nanotecnologia
Ouro
Soro bovino
Tipo do material: Resumo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CNPGC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SINTESEEESTUDODAINTERACAODENANOPARTICULASDEOUROCOM.pdf59,33 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace