Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/898399
Título: Emissão de metano por bovinos de corte, suplementados ou não, em pastagem de capim mombaça (Panicum maximum cv. Mombaça).II Emissão por Mcal de energia líquida ingerida e por kg de ganho.
Autoria: FONTES, C. A. de A.
COSTA, V. A. C.
BERNDT, A.
FRIGHETTO, R. T. S.
VALENTE, T. N. P.
PROCESSI, E. F.
Afiliação: CARLOS AUGUSTO DE ALENCAR FONTES, UENE/CAMPOS, RJ
VIVIANE APARECIDA CARLI COSTA, PNPD/CAPES
ALEXANDRE BERNDT, CPPSE
ROSA TOYOKO SHIRAISHI FRIGHETTO, CNPMA
TIAGO NEVES PEREIRA VALENTE, PNPD/CAPES
ELIZABETH FONSECA PROCESSI, UENF/ CAMPOS, RJ.
Ano de publicação: 2011
Referência: In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 48., 2011, Belém. O desenvolvimento da produção animal e a responsabilidade frente a novos desafios. Anais... Belém: SBZ, 2011.
Páginas: 3 p.
Conteúdo: Objetivou-se avaliar o impacto da suplementação protéico-energética nas emissões de metano (CH4): diária, anual, por Mcal de energia líquida ingerida e por kg de ganho de peso vivo (PV) de novilhos, durante a recria, a pasto. Os tratamentos avaliados foram: T0 ? Apenas suplementação mineral; T1 ? Suplementação protéico-energética. Utilizou-se a técnica do gás traçador interno hexafluoreto de enxofre (SF6) para estimar a emissão diária de CH4. O experimento teve duração total de 160 dias. Foram utilizados 20 novilhos com peso inicial aproximado de 200 kg, sendo dez alocados aleatoriamente em cada tratamento. As emissões de CH4 foram avaliadas em dois ensaios, durante cinco dias consecutivos. Na análise estatística dos dados de emissão de CH4, utilizou-se a metodologia de modelos mistos para medidas repetidas do SAS. Os animais suplementados tiveram maiores consumos diários de matéria seca (MS) e de energia líquida de mantença (ELm) (P<0,05) que os não suplementados, o que resultou no maior ganho diário de peso (P<0,05) dos primeiros. Os animais suplementados e não suplementados não diferiram (P>0,05) quanto à produ ção diária de CH4. Entretanto, os animais suplementados emitiram menos CH4 (P<0,05) por kg de MS e por Mcal de ELm ingeridos e por kg de peso ganho que os não suplementados. Concluiu-se que a suplementação reduz efetivamente as emissões de metano.
Thesagro: Ganho de Peso
Palavras-chave: Consumo de matéria seca
Energia de mantença
Mitigação de metano
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPPSE)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace