Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/898509
Título: Volume de calda com diferentes produtos e seu efeito na qualidade fisiológica de sementes de soja.
Autoria: DAN, L. G. M.
BRACCINI, A. L.
RICCI, T. T.
PICCININ, G. G.
KRZYZANOWSKI, F. C.
FRANÇA-NETO, J. B.
HENNING, A. A.
BAZO, G. L.
Afiliação: LILIAN G. DE M. DAN, UEM; ALESSANDRO DE LUCCA E BRACCINI, UEM; T. T. RICCI, UEM; G. G. PICCININ, UEM; FRANCISCO CARLOS KRZYZANOWSKI, CNPSO; JOSE DE BARROS FRANCA NETO, CNPSO; ADEMIR ASSIS HENNING, CNPSO; GABRIEL LOLI BAZO, UEM.
Ano de publicação: 2011
Referência: Informativo ABRATES, Londrina, v. 21, n. 2, ago. 2011. CD-ROM. Edição dos Anais do XVII Congresso Brasileiro de Sementes., Natal, ago. 2011.
Conteúdo: O cultivo de soja de alto rendimento requer o uso de tecnologias tais como fungicidas, inseticidas, micronutrientes e inoculantes que são veiculados com as sementes. Além disso, a aplicação de biorreguladores via semente tem sido indicada por várias empresas. Esses reguladores são substâncias naturais ou sintéticas que podem ser aplicadas nas sementes com a finalidade de incrementar a produção e melhorar a qualidade das sementes. Isso resulta na aplicação de elevados volumes de calda, o que pode afetar as qualidades física e fisiológica das sementes. O objetivo do trabalho foi determinar a influência de diferentes volumes de calda via tratamento de sementes e seu efeito na qualidade fisiológica. Foram utilizadas sementes da cultivar BRS 232, de dois lotes comerciais, um com alto e o outro com vigor médio. O delineamento experimental foi o inteiramente casualizado, com tratamentos em esquema fatorial 2 níveis de vigor (alto e médio vigor) X 4 volumes de calda (0, 500, 1000 e 1500 mL kg-1). Os tratamentos 0, 500, 1000 e 1500 mL kg-1 de sementes foram representados, respectivamente, por uma testemunha, um tratamento reduzido (Fungicida + Inoculante), um tratamento completo (Fungicida + Micronutriente + Inseticida + Inoculante) e um tratamento completo + biorregulador Stimulate®. A qualidade sementes foi avaliada pelos testes de germinação (primeira contagem e contagem final), de envelhecimento acelerado e de comprimento de plântula. O teste F foi conclusivo na comparação das médias dos efeitos dos níveis de vigor. Concluiu-se que, em lotes de alto e médio vigor, é possível utilizar o tratamento completo com o biorregulador Stimulate®, com elevado volume de calda (1500 mL kg-1), sem que ocorram danos fisiológico à semente de soja.
Thesagro: Soja
Semente
Qualidade
NAL Thesaurus: Soybeans
Seed quality
Tipo do material: Resumo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CNPSO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
3881.pdf127,71 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace