Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/898512
Título: Evolução da deterioração por umidade e danos mecânicos durante o armazenamento de semente de soja.
Autoria: MOREANO, T. B.
BRACCINI, A. L.
SCAPIM, C. A.
KRZYZANOWSKI, F. C.
FRANÇA-NETO, J. B.
MARQUES, O. J.
Afiliação: T. B. MOREANO, UEM; A. L. BRACCINI, UEM; C. A. SCAPIM, UEM; FRANCISCO CARLOS KRZYZANOWSKI, CNPSO; JOSE DE BARROS FRANCA NETO, CNPSO; O. J. MARQUES, UEM.
Ano de publicação: 2011
Referência: Informativo ABRATES, Londrina, v. 21, n. 2, ago. 2011. CD-ROM. Edição dos Anais do XVII Congresso Brasileiro de Sementes., Natal, ago. 2011.
Conteúdo: A qualidade fisiológica das sementes de soja de cultivares precoces e semiprecoces pode se apresentar inferior devido a condições climáticas desfavoráveis na colheita. Muitos lotes de semente, considerados aptos inicialmente, apresentam uma queda intensa na germinação e no vigor, no momento próximo à semeadura, após a armazenagem. O trabalho visou avaliar a evolução da deterioração por umidade e do dano mecânico, determinados pelo teste de tetrazólio (TZ) durante o armazenamento. Foram utilizadas três cultivares semiprecoces de soja (CD 214 RR, BRS 184 e EMBRAPA 48), extratificadas em dois níveis de vigor inicial, produzidas e armazenadas no Paraná. Para os dois níveis de qualidade foram escolhidas amostras de sementes com resultados no teste de germinação acima ou próximo a 90% e índices para envelhecimento acelerado próximos a 90% para o nível alto vigor e 85% para o nível médio vigor. As avaliações foram realizadas durante seis épocas, sendo coletadas amostras a cada 45 dias de intervalo, constituindo 225 dias de armazenamento. As variáveis utilizadas para avaliar a qualidade fisiológica da semente foram: germinação, envelhecimento acelerado, deterioração por umidade (TZ classe 3) e danos mecânicos (TZ 6-8). Concluiu-se que a deterioração por umidade e os danos mecânicos evoluíram durante a armazenagem, se comportando de forma linear crescente para as todas as cultivares, independentemente do nível de vigor inicial. Em virtude da classificação dos danos mecânicos em imediatos e latentes, serão necessárias avaliações mais minuciosas para determinar suas reais características e correlações com a perda da qualidade fisiológica das sementes de soja durante a armazenagem.
Thesagro: Soja
Semente
Produto armazenado
Armazenamento
Deterioração
NAL Thesaurus: Soybeans
Seed storage
Deterioration
Tipo do material: Resumo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CNPSO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
4111.pdf50,36 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace