Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/898686
Título: Efeito da frequência de preparo periódico nos indicadores da compactação do solo.
Autoria: ESTEVAM, R. F. H.
MELO FILHO, J. F. de
TRINDADE, A. V.
FERNANDES, M. F.
GOMES, H. M.
Afiliação: RODRIGO FERNANDES HERRERA ESTEVAM, UFRB; JOSÉ FERNANDES DE MELO FILHO, UFRB; ALDO VILAR TRINDADE, CNPMF; MARCELO FERREIRA FERNANDES, CPATC; HÉLIO MACEDO GOMES, UFRB.
Ano de publicação: 2011
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 33., 2011, Uberlândia. Solos nos biomas brasileiros: sustentabilidade e mudanças climáticas: anais. Uberlândia: SBCS; UFU; ICIAG, 2011. 1 CD-ROM.
Conteúdo: O uso contínuo de máquinas nas operações de preparo do solo para o plantio resulta em significativas alterações nos seus atributos físicos, dentre as quais, destacam-se a compactação, um dos principais problemas enfrentados pelos agricultores em diversas regiões do Brasil. O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de operações sucessivas de aração e gradagem sobre os indicadores de compactação do solo. Para tanto, aplicou-se, em um Latossolo Amarelo Distrocoeso argissólico, sob pastagem natural, cinco níveis de distúrbios, resultantes de eventos mensais de aração e gradagem, sendo: T0 (Controle); T1 (2 eventos); T2 (4 eventos); T3 (6 eventos); T4 (8 eventos). Verificou-se que a frequência das operações de aração e gradagem reduziu o diâmetro médio de agregados, a macroporosidade e a condutividade hidráulica do solo saturado, aumentando a densidade do solo e a resistência à penetração.
Thesagro: Compactação do Solo
Palavras-chave: Mecanização do solo
Atributo do solo
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPMF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
5571.pdf110,99 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace