Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/898804
Título: Influência do preparo do solo, sistema de plantio e porta-enxerto no crescimento de laranjeira 'pêra' em tabuleiro costeiro da bahia - 2ª etapa.
Autoria: VILAS BOAS, S. A.
DUARTE, S. de J.
SANTOS, G. O. dos
MACÊDO, P. V. de
CALFA, C. H.
REZENDE, J. de O.
LEDO, C. A. da S.
SHIBATA, R. T.
Afiliação: SANDIELLE ARAÚJO VILAS BOAS, UFRB; SARA DE JESUS DUARTE, UFRB; GLEIDSON OLIVEIRA DOS SANTOS, UFRB; PHYLIPE VEIGA DE MACÊDO, UFRB; CARLOS HUMBERTO CALFA, UFBA; JOELITO DE OLIVEIRA REZENDE, UFRB; CARLOS ALBERTO DA SILVA LEDO, CNPMF; ROBERTO TOYOHIRO SHIBATA.
Ano de publicação: 2011
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 33., 2011, Uberlândia. Solos nos biomas brasileiros: sustentabilidade e mudanças climáticas: anais. Uberlândia: SBCS; UFU; ICIAG, 2011. 1 CD-ROM.
Conteúdo: Na Bahia, 80% da área citrícola encontra-se na Grande Unidade de Paisagem Tabuleiros Costeiros, em propriedades de até dez hectares (agricultura familiar). Objetiva-se um modelo de manejo que possibilite sustentabilidade, menor relação custo/benefício e maior produtividade de pomares cítricos especialmente destinados a essas propriedades. O experimento foi instalado na Fazenda Lagoa do Coco, município de Rio Real, Litoral Norte do Estado da Bahia, em um Argissolo Amarelo Coeso. O delineamento experimental é inteiramente casualizado, no esquema de parcelas sub-subdivididas no espaço, com seis repetições. Nas parcelas constam dois sistemas de preparo do solo: convencional, isto é, aração a 0, 25 m de profundidade, e aração seguida de subsolagem nas linhas de plantio a 0,50 m de profundidade; nas subparcelas constam dois sistemas de plantio: convencional, isto é, plantio de mudas, e semeadura e enxertia no local definitivo; nas sub-parcelas constam cinco porta-enxertos com laranjeira 'Pêra': limoeiro 'Cravo', limoeiro 'Volkameriano', tangerineira 'Sunki Tropical', tangerineira 'Cleópatra' e híbrido 'TSK x TRENG 256´. Observou-se que o crescimento das plantas originárias da semeadura do porta-enxerto cítrico no local definitivo é superior ao daquelas originárias de mudas (plantas da mesma idade, 34 meses), independentemente do preparo do solo e da combinação copa/porta-enxerto.
Thesagro: Laranja Pêra
Solo
Palavras-chave: Sistema de plantio
Porta-exerto
Tabuleiro Costeiro
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPMF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
6661.pdf281,84 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace