Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/899693
Title: Detecção de Piper yellow mottle virus em espécimes de Cochonilhas de pimenteira-do-reino por meio de PCR.
Authors: SOUSA, C. M. de
PANTOJA, K. de F. da C.
BOARI, A. de J.
Affiliation: CRISTIANE MELO DE SOUSA, Bolsista Pibit CNPq; KÉSSIA DE FÁTIMA DA CUNHA PANTOJA, Bolsista DTI/CPATU; ALESSANDRA DE JESUS BOARI, CPATU.
Date Issued: 2011
Citation: In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL, 15., 2011, Belém, PA. A ciência de fazer ciência: anais. Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2011.
Description: A pimenteira-do-reino (Piper nigrum L.) pode ser infectada pelos vírus Cucumber mosaic virus (CMV) e Piper yellow mottle virus (PYMoV) que podem causar grandes perdas na produção. Os sintomas causados por estes vírus são clorose, mosqueado, clareamento de nervuras, deformação foliar, nanismo e redução da produção de frutos. O CMV é transmitido por pulgões enquanto que o PYMoV é transmitido por cochonilhas. Nos plantios de pimenta-do-reino é comum a presença de cochonilhas, e no Brasil já foram relatadas como vetoras do PYMoV as espécies Ferrisia virgata e Planococcus minor. Segundo a literatura na Índia há outras espécies transmissoras. O objetivo deste trabalho foi o de verificar a adequação do teste de PCR para detecção do PYMoV em espécimes de cochonilhas. Foram colocadas vinte cochonilhas F. virgata e vinte P. minor para se alimentar em folhas infectadas pelo PYMoV, destacadas, por um período de 24hs. Dez de cada espécie tiveram seu ácido nucléico extraído separadamente para proceder o teste de PCR com primers específicos para PYMoV. Este trabalho dará subsídios para os estudos da interação cochonilha x PYMoV, além da elaboração de estratégia de inspeção da vetora no campo e mudas de pimenta-do-reino.
Thesagro: Piper Nigrum
Vírus
Notes: PIBIC-2011.
Type of Material: Artigo em anais e proceedings
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CristianePibicCorrigido.pdf169.2 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace