Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/907972
Título: Aspectos quantitativos e qualitativos da produção de uva Syrah submetida a diferentes manejos de irrigação. deficitária
Autoria: GONÇALVES, S. de O.
BASSOI, L. H.
SANTOS, A. R. L. dos
SILVA, J. A.
LIMA, A. C. M.
Afiliação: SIMONE DE OLIVEIRA GONÇALVES; LUIS HENRIQUE BASSOI, CPATSA; ANA RITA LEANDRO DOS SANTOS; JULIANO ATHAYDE SILVA; ARACI CONCEIÇÃO MEDRADO LIMA.
Ano de publicação: 2011
Referência: In: CONGRESSO NACIONAL DE IRRIGAÇÃO E DRENAGEM, 21., 2011, Petrolina. As oportunidades de empreendedorismo na agricultura irrigada: anais. Petrolina: ABID, 2011.
Conteúdo: Este trabalho foi conduzido para avaliar a influência de diferentes manejos de irrigação deficitária nos aspectos quantitativos e qualitativos da produção de uva durante o primeiro ciclo de produção da videira cv. Syrah / 1103 Paulsen em Petrolina - PE, irrigada por gotejamento e estimativa da lâmina de irrigação com base na evapotranspiração da cultura. O delineamento experimental foi o de blocos ao acaso com 4 repetições, e três tratamentos: irrigação plena, realizada durante todo o ciclo de produção; a irrigação com déficit, onde a aplicação de água foi interrompida na fase fenológica de cacho fechado; e a irrigação com déficit controlado, onde a irrigação, também interrompida na fase de cacho fechado, foi eventualmente realizada após a interrupção, de acordo com o monitoramento da água no solo. A imposição de deficit hídrico às plantas favoreceu uma maior concentração de açúcares e a redução da acidez nos frutos, contribuindo para a melhoria da qualidade das uvas para vinificação. hídrico, semiárido.
Thesagro: Uva
Irrigação
Manejo
Vitis Vinifera
Palavras-chave: Deficit hídrico
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Bassoi12011.pdf183,58 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace