Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/909389
Título: Uso de modelos lineares generalizados para estimar germinação carpogênica de escleródios de S. sclerotioroum.
Autoria: HIKISHIMA, M.
MAIA, A. de H. N.
MAIA, A.
LOBO JUNIOR, M.
Afiliação: MARCELI HIKISHIMA, bolsista CNPAF; ALINE DE HOLANDA NUNES MAIA, CNPMA; ALAERSON MAIA, mestrando UFG; MURILLO LOBO JUNIOR, CNPAF.
Ano de publicação: 2011
Referência: In: REUNIÃO ANUAL DA REGIÃO BRASILEIRA DA SOCIEDADE INTERNACIONAL DE BIOMETRIA, 56.; SIMPÓSIO DE ESTATÍSTICA APLICADA À EXPERIMENTAÇÃO AGRONÔMICA, 14., 2011, Maringá. Anais... Maringá: RBRAS, 2011.
Conteúdo: Sclerotinia sclerotiorum é um fungo que tem causado epidemias de mofo branco em diversas regiões do país. Apotécios, produzidos através da germinação carpogênica de escleródios são considerados o inóculo inicial da doença. O objetivo deste estudo foi desenvolver um modelo de previsão para produção de apotécios em laboratório, determinando as relações entre temperatura do solo (10, 13, 15, 18, 20, 23, 25 e 30º C), umidade do solo (61, 68, 75, 82, 89, 95, 100, 105, 110, 115 e 120 % da capacidade de campo, CC) e escleródios germinados. O experimento foi conduzido em delineamento inteiramente aleatorizado, com arranjo fatorial 8 x 11 e quatro repetições. As parcelas foram compostas por 20 escleródios dispostos sobre 150g de solo, em embalagens de plástico transparente de 500g. Foi ajustado um modelo de linear generalizado com função de ligação logística (?logit?), considerando a distribuição binomial (regressão logística) para estimar a probabilidade de germinação de escleródios em função da umidade e da temperatura do solo. A qualidade do ajuste foi avaliada pela ?deviance?, correlações entre valores observados e preditos pelo modelo e pelo padrão gráfico dos resíduos. Apesar da forte evidência de efeito dos preditores linear e quadrático para ambos os fatores, o modelo proposto apresentou qualidade de ajuste regular, o que indica necessidade de melhoria. Segundo esse modelo, condições de temperatura entre 15° e 17°C e umidades próximas de 100% CC são mais favoráveis à germinação de escleródios, em condições de ambiente controlado.
Thesagro: Mofo branco
Doença fúngica
Sclerotinia sclerotiorum
Epidemiologia
Palavras-chave: Regressão logística
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPAF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
seagro.pdf255,49 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace