Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/911718
Title: Produção e qualidade de sementes de Brachiaria humidicola cv. Llanero em razão da adubação nitrogenada e potássica.
Authors: CATUCHI, T. A.
COSTA, L. P. F. da
BARBOSA, A. de M.
CUSTODIO, C. C.
TIRITAN, C. S.
FOLONI, J. S. S.
Affiliation: TIAGO ARANDA CATUCHI, UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA
LUIZ PAULO FERRARI DA COSTA, SEMENTES MATSUDA
ALAXANDRIUS DE MORAES BARBOSA, UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA
CECI CASTILHO CUSTODIO, UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA
CARLOS SERGIO TIRITAN, UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA
JOSE SALVADOR SIMONETI FOLONI, CNPSO.
Date Issued: 2011
Citation: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 33., 2011, Uberlândia. Solos nos biomas brasileiros: sustentabilidade e mudanças climáticas: anais. Uberlândia: SBCS: UFU: ICIAG, 2011. 4 p. 1 CD-ROM.
Description: A qualidade e vitalidade das sementes dependem, em parte, do vigor de seus ascendentes, motivo pelo qual as terras cultivadas com a finalidade de produção de sementes devem possuir boa fertilidade, além de receberem adubações equilibradas. O objetivo do trabalho foi de avaliar os efeitos da combinação de doses de N e K na adubação de cobertura da Brachiaria humidicola cv. Llanero sobre a produtividade e qualidade fisiológica de sementes. Este trabalho foi conduzido entre novembro de 2008 a abril de 2009, no sítio Santa Angélica, na cidade de Santo Anastácio, Oeste do estado de São Paulo. O material estudado foi Brachiaria humidicola cv. Llanero. A semeadura foi realizada em linha com espaçamento de 1 m, após um processo de preparo de solo convencional. O delineamento experimental foi em blocos inteiramente casualizado, com quatro repetições em esquema fatorial 4x4, considerando quatro doses de nitrogênio (0, 50, 100, 200 kg ha-1) e quatro doses de potássio (0, 50, 100, 200 kg ha-1). A adubação nitrogenada e potássica influenciou a qualidade fisiológica das sementes de Brachiaria humidicola cv. Llanero, onde houve o aumento da porcentagem de pureza física das sementes e produtividade de sementes por hectare, em função do aumento das doses de nitrogênio e potássio. A taxa de germinação aumentou em função do incremento das doses de nitrogênio, porém o mesmo não ocorreu com a suplementação de potássio, que não teve interferência significativa sobre este parâmetro.
Thesagro: Semente
Qualidade
NAL Thesaurus: Seed quality
Type of Material: Artigo em anais e proceedings
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPSO)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
foloni.7221.PDF344.85 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace