Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/911720
Título: Reaproveitamento da adubação nitrogenada de cobertura do milho safrinha consorciado com cultivares de brachiaria.
Autoria: CHRISTOVAM, M. C.
CATUCHI, T. A.
BARBOSA, A. de M.
ANDRADE, D. A.
CUSTÓDIO, C. C.
TIRITAN, C. S.
FOLONI, J. S. S.
Afiliação: MARYELLEN COSTA CHRISTOVAM, Universidade do Oeste Paulista - Mestranda; TIAGO ARANDA CATUCHI, Universidade do Oeste Paulista - Mestrando; ALEXANDRIUS DE MORAES BARBOSA, Universidade do Oeste Paulista - Mestrando; DIONI ALVES ANDRADE, AGROFEL Agro Comercial Ltda; CECI CASTILHO CUSTÓDIO, Universidade do Oeste Paulista; CARLOS SÉRGIO TIRITAN, Universidade do Oeste Paulista; JOSE SALVADOR SIMONETI FOLONI, CNPSO.
Ano de publicação: 2011
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 33., 2011, Uberlândia. Solos nos biomas brasileiros: sustentabilidade e mudanças climáticas: anais. Uberlândia: SBCS: UFU: ICIAG, 2011. 4 p. 1 CD-ROM.
Conteúdo: O objetivo deste trabalho foi estudar as respostas de produtividade do milho safrinha cultivado em consórcio com plantas forrageiras como a Brachiaria brizantha cv. Marandú, cv. Xaraés e Brachiaria ruziziensis em combinação com diferentes doses de nitrogênio aplicadas em cobertura nas entrelinhas do milho e estudar a dinâmica da palhada destas plantas de após a retirada da cultura granífera. O trabalho foi realizado na área experimental da Universidade do Oeste Paulista, em Presidente Prudente, SP. Foi utilizado o delineamento experimental de blocos casualizados, com quatro repetições e parcelas subdivididas, tendo os seguintes tratamentos nas parcelas: monocultivo de milho, consórcio de milho com a forrageira B. brizantha cv. Marandú, consórcio de milho com a B. brizantha cv. Xaraés e consórcio de milho com a B. ruziziensis, semeadas em linhas aos 45 DAE do milho no meio das entrelinhas da cultura do milho; e nas subparcelas quatro níveis de adubação nitrogenada de cobertura efetuada no mesmo dia da semeadura das Brachiarias, em linhas enterradas utilizando-se as doses de 0, 20, 40 e 80 kg ha-1 de N, na fonte uréia. Os resultados foram submetidos à ANAVA utilizando o teste Tukey a 5% de probabilidade para comparar as médias dos tratamentos ou regressão polinomial para estudo das doses. As Brachiarias brizantha cv. Xaraés e cv. Marandú, semeadas nas entrelinhas do milho safrinha, apresentaram alta capacidade de aproveitamento do N aplicado em cobertura na lavoura de grãos, com forte resposta em termos de produção de palhada.
Thesagro: Milho
Adubação
Produtividade
Nitrogênio
NAL Thesaurus: Corn
Nitrogen
Palavras-chave: Fertilization
Productivity
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPSO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
foloni.7222.PDF292,16 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace