Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/915343
Título: Avaliação da influência do ENOS sobre início da estação chuvosa via modelos semiparamétricos de sobrevivência.
Autoria: MAIA, A. de H. N.
PAZIANOTTO, R. A. A.
COELHO, C. A. dos S.
Afiliação: ALINE DE HOLANDA NUNES MAIA, CNPMA; RICARDO ANTONIO ALMEIDA PAZIANOTTO, CNPMA; CAIO AUGUSTO DOS SANTOS COELHO, INPE.
Ano de publicação: 2011
Referência: In: REUNIÃO ANUAL DA REGIÃO BRASILEIRA DA SOCIEDADE INTERNACIONAL DE BIOMETRIA, 56.; SIMPÓSIO DE ESTATÍSTICA À EXPERIMENTAÇÃO AGRONÔMICA, 14., 2011, Maringá. Anais... Maringá: RBRAS, 2011.
Conteúdo: Características da estação chuvosa tais como tempo até o início (T) e sua duração são importantes para o planejamento agrícola, especialmente em regiões com alta variabilidade interanual da estação chuvosa. A variável T é influenciada pelo fenômeno El Niño/Oscilação Sul (ENSO) cuja intensidade pode ser mensurada por anomalias da temperatura da superfície do mar (ATSM). Neste trabalho, quantificamos a influência de ATSM sobre T em Guaramiranga e Juazeiro do Norte (Ceará), utilizando uma abordagem inovadora, a análise de sobrevivência semiparamétrica (ASSP). Para definição do início da estação em cada ano, foi utilizado um critério baseado no total de chuva acumulada em dois dias (20 mm) consecutivos e ausência de veranicos superiores a 10 dias nos trinta dias seguintes. O modelo de Cox foi utilizado para quantificar a influencia de ATSM sobre T e estimação de distribuições condicionais. A ASSP apresenta vantagens em relação aos modelos de regressão de componentes principais, entre elas: a) modelagem das distribuições de probabilidade ao invés de valores esperados (médias); b) não há necessidade de pressupor normalidade para T e c) não considera relações lineares entre os preditores e T. Quando comparada à regressão logística, a ASSP é naturalmente mais adequada, uma vez permite a estimação de distribuições condicionais ao invés de compor funções de sobrevivência a partir de vários modelos logísticos, um método complexo e desnecessário para esse tipo de problema. Nos dois locais avaliados, a fase quente do ENOS (El Niño) implicou em aumento do risco de início tardio da estação chuvosa.
Thesagro: Pluviometria
Análise estatística
Método estatístico
NAL Thesaurus: Rain
Regression analysis
Palavras-chave: Modelo de regressão de Cox
Previsão climática sazonal
Avaliação quantitativa de risco
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPMA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011AA07.pdf263,56 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace