Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/915616
Título: Efeito da toxicidade de Cr (VI) e Zn (II) no crescimento do fungo filamentoso Aspergillus niger isolado de efluente industrial.
Autoria: VALE, M. do S.
ABREU, K. do V.
GOUVEIA, S. T.
LEITAO, R. C.
SANTAELLA, S. T.
Afiliação: Maria do Socorro Vale, UFC; Katiany do Vale Abreu, UECE/UFC; Sandro Thomaz Gouveia, UFC/Unifesp/UFScar; RENATO CARRHA LEITAO, CNPAT; Sandra Tédde Santaella, EESC-USP.
Ano de publicação: 2011
Referência: Engenharia Sanitária e Ambiental, Rio de Janeiro, v. 16, n. 3, p. 237-244, 2011.
Conteúdo: Processos convencionais de tratamento de efluentes utilizam microrganismos vivos, o que sugere limitações relativas à toxicidade de metais para os microrganismos. O experimento consistiu em adicionar soluções monoelementares de Cr (VI) e Zn(II) em diferentes concentrações (0, 20, 50, 100, 200, 300, 400, 500 mg.L-1) ao meio de crescimento e observar a influência dos metais no crescimento micelial e germinativo do fungo Aspergillus Níger por verificação visual da expansão radial do micélio e da germinação de esporos, seguida de registro fotográfico. Os resultados mostraram que o metabolismo do fungo foi completamente inibido em concentrações acima de 500 mg Zn (II).L-1 e 150 mg Cr (VI).L-1. O ED50 (concentração de ingrediente ativo capaz de inibir 50% do crescimento micelial do fungo) para os dois íons metálicos, nas condições estudadas, está na faixa entre 100 e 150 mg.L-1.
Thesagro: Aspergillus Niger
Palavras-chave: Metais pesados
Inibição
Crescimento micelial
ED50
Tipo do material: Artigo de periódico
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CNPAT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AA211003.pdf1,15 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace