Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/917768
Título: Doses, modos de aplicação de calcário e índices de acidez do solo para produção de soja e milho na Região da Zona da mata de Rondônia: respostas das plantas às doses e modos de aplicação de calcário em solo cultivado no sistema plantio direto.
Autoria: AMORIM, M. B.
SCHLINDWEIN, J. A.
PEREIRA, E. C. F.
KESTER, A. N.
MARCOLAN, A. L.
Afiliação: Magno Batista Amorim, Acadêmico de agronomia, UNIR; Jairo André Schlindwein, UNIR; Elaine Cosme Fiorelli Pereira, UNIR; Adrieli Nagila Kester; ALAERTO LUIZ MARCOLAN, CPAF-RO.
Ano de publicação: 2011
Referência: Revista Pesquisa e Criação, Porto Velho, n. 10, Suplemento especial, p. 509-516, 2011. Edição dos anais do 20. Seminário Final de Iniciação Científica.
Conteúdo: O objetivo do trabalho foi de avaliar a resposta de soja e milho a diferentes doses de calcário, correlacionando-as com a saturação por bases (V%) e com o modo de incorporação (sistema mínimo, sistema tradicional e sem preparo), afim de estabelecer os melhores níveis de pH, dose e modo de aplicação do calcário para a região e sua influencia na disponibilidade dos nutrientes. O experimento foi instalado na área experimental do Campus de Agronomia em um Latossolo Vermelho-Amarelo distrófico típico, que foi cultivado com soja e milho (Safra 10/11). O modo de aplicação de calcário e a dose não resultaram em diferença na produtividade de milho. Para a soja a aplicação superficial de calcário proporcionou maior rendimento em relação ao sistema tradicional. A calagem proporcionou aumento nos níveis de V%, pH e Ca+Mg, demonstrando também eficiência na neutralização do alumínio.
Thesagro: Calagem
Milho
Palavras-chave: Saturação por bases
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAF-RO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
alaerto2pibic2011.pdf86,79 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace