Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/922937
Title: Seleção de clones de Brachiaria ruziziensis tolerantes à toxidez por alumínio em solução nutritiva.
Authors: AMARAL, C. D.
MATOSO, R. V.
ROCHA, W. S. D. da
MARTINS, C. E.
BENITES, F. R. G.
LEDO, F. J. da S.
MACHADO, J. C.
SOUZA SOBRINHO, F. de
Affiliation: CAROLINA DOURADO AMARAL, CENTRO UNIVERSITÁRIO ACADEMIA; RAFAELA VENANÇONI MATOSO, CENTRO UNIVERSITÁRIO ACADEMIA; WADSON SEBASTIAO DUARTE DA ROCHA, CNPGL; CARLOS EUGENIO MARTINS, CNPGL; FLAVIO RODRIGO GANDOLFI BENITES, CNPGL; FRANCISCO JOSE DA SILVA LEDO, CNPGL; JUAREZ CAMPOLINA MACHADO, CNPGL; FAUSTO DE SOUZA SOBRINHO, CNPGL.
Date Issued: 2011
Citation: In: WORKSHOP DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA GADO DE LEITE, 8., 2011, Juiz de Fora, MG. Anais... Juiz de Fora: Embrapa Gado de Leite, 2011.
Pages: p. 127-131.
Description: O alumínio é um dos principais responsáveis pela baixa produtividade das culturas, e apesar da sua baixa tolerância a esse elemento, a utilização de B.ruziziensis como forrageira vem aumentando. A alternativa mais viável para contornar esse problema é o desenvolvimento de cultivares tolerantes ao alumínio pelos programas de melhoramento. Desta forma, foram avaliados 59 clones, incluindo as testemunhas em solução nutritiva contendo alumínio, na concentração de 30 mg/L. Após 39 dias de exposição ao alumínio verificou-se existência de variabilidade entre os clones para as características avaliadas em relação a tolerância ao alumínio.
Thesagro: Genética Vegetal
Keywords: Melhoramento de forrageiras
Estresse abiótico
Series/Report no.: (Embrapa Gado de Leite. Documentos, 151).
Type of Material: Artigo em anais e proceedings
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Selecao-de-clones-de-Brachiaria-ruziziensis-tolerantes-a-toxidez.pdf195.89 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace