Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/925155
Título: Produção e características físico-químicas dos cachos da videira 'BRS Clara' sob cobertura plástica e sombrite em safra fora de época.
Autoria: YAMAMOTO, L. Y.
ASSIS, A. M.
MORAIS, H.
SOUZA, F. S. de
SCAPIN, C. R.
TESSMANN
SOUZA, R. T. de
ROBERTO, S. R.
Afiliação: LILIAN YUKARI YAMAMOTO, UEL; ADRIANE MARINHO DE ASSIS, UEL; HEVERLY MORAIS, IAPAR; FÁBIO SUANO DE SOUZA, CENTRO UNIVERSITÁRIO FILADÉLFIA; CLAUDIA REGINA SCAPIN, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ; DAURI JOSÉ TESSMANN, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ; REGINALDO TEODORO DE SOUZA, CNPUV; SÉRGIO RUFFO ROBERTO, UEL.
Ano de publicação: 2012
Referência: Revista Brasileira de Fruticultura, Jaboticabal, v. 34, n. 1, p. 160-166, mar. 2012.
Conteúdo: Devido às condições climáticas favoráveis à ocorrência de doenças fúngicas em uvas de mesa, tem-se buscado a adoção de tecnologias que propiciem a redução nos custos de produção, sendo uma alternativa o cultivo de uvas sob cobertura plástica. O objetivo deste trabalho foi avaliar a produção e as características físico-químicas dos cachos da videira 'BRS Clara' enxertada sobre o porta-enxerto IAC-766'?Campinas', em cultivo protegido durante a safra fora de época, visando à redução da aplicação de fungicidas para o controle do míldio. Os experimentos foram realizados em pomares comerciais localizados em Uraí e Marialva-PR. As videiras foram conduzidas no sistema latada, em espaçamento de 4,0 x 4,0 m, em Uraí, e de 2,0 x 5,0 m, em Marialva. O delineamento experimental foi o inteiramente casualizado, com dois sistemas de cultivo protegido (sob cobertura plástica e sob sombrite) e sete repetições. No experimento conduzido em Uraí, não foram verificadas diferenças entre os sistemas de cultivo protegido quanto às características produtivas e químicas das bagas, como o teor de sólidos solúveis totais, índice de maturação e pH. Verificou-se a ocorrência do míldio somente nas folhas, sendo a incidência e a severidade menor nas videiras sob cobertura plástica (0,5 e 0,02%, respectivamente). Em Marialva, também não houve influência das coberturas nas características produtivas das videiras. Entretanto, o teor de sólidos solúveis totais das bagas sob cobertura plástica foi superior em relação àquelas sob sombrite (19,6 e 17,2oBrix, respectivamente). Não foi detectada a ocorrência de míldio em nenhum dos sistemas de cultivo protegido nessa localidade. Conclui-se que o uso da cobertura plástica permite a redução do número de aplicações de fungicidas para o controle do míldio, sem alterar as características produtivas da uva 'BRS Clara'.
Thesagro: Viticultura
Uva
Cultivo protegido
Produtividade
Maturação
Análise química
Plasticultura
Palavras-chave: Sombrite
Cobertura plástica
BRS Clara
Uva sem semente
Apirenia
Uvas do Brasil
Tipo do material: Artigo de periódico
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CNPUV)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
YAMAMOTORBFv34n1p1602012.pdf226,85 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace