Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/926430
Título: Desenvolvimento de um algoritmo baseado em sensores ativos de dossel para recomendação da adubação nitrogenada em taxas variáveis.
Autoria: SHIRATSUCHI, L. S.
VILELA, M. F.
FERGUSON, R. B.
SHANAHAN, J. F.
ADAMCHUK, V. I.
RESENDE, A. V.
HURTADO, S. C.
CORAZZA, E. J.
Afiliação: LUCIANO S. SHIRATSUCHI, CPAC; MARIANA F. VILELA, CPAC; RICHARD B. FERGUSON, UNIVERSITY OF NEBRASKA; JOHN F. SHANAHAN, PIONEER HIBRED INC; VIACHESLAV I. ADAMCHUK, MCGILL UNIVERSITY; ÁLVARO VILELA RESENDE, CNPMS; SANDRO C. HURTADO, CPAC; EDEMAR JOAQUIM CORAZZA, SCT.
Ano de publicação: 2011
Referência: In: INAMASU, R. Y.; NAIME, J. de M.; RESENDE, A. V. de; BASSOI, L. H.; BERNARDI, A. C. de C. (Coord.). Agricultura de precisão: um novo olhar. São Carlos, SP, Embrapa Instrumentação, 2011.
Páginas: p. 184-188
Conteúdo: O uso de sensores ativos de dossel (ACS) para o ajuste da aplicação localizada em tempo real de fertilizantes nitrogenados é promissor na região do Cerrado, onde grande quantidade de fertilizantes à base de nitrogênio (N) são aplicados em doses uniformes. A vantagem desta técnica comparada com a aplicação tradicional em dose uniforme é principalmente na sincronia da aplicação do N com a época ideal de absorção do nutriente pela planta no decurso da cultura considerando a variabilidade espacial. O objetivo deste estudo foi a geração de um primeiro algoritmo para cálculo da dose de N em milho baseado em leituras destes ACS na região do Cerrado. O experimento foi conduzido em fazenda em 7 locais (durante as safras 2010 e 2011), utilizando faixas longas experimentais com diferentes doses de N (0, 72, 144, 216, 288 and 360 kg N ha-1) com três repetições. Cada uma consistiu de uma faixa de 500m de comprimento em sistema de plantio direto em sequeiro. As medições com os sensores foram realizadas entre os estádios fenológicos de V11 e V13 utilizando um sensor ativo de três bandas (infravermelho próximo, vermelho e vermelho próximo) e um clorofilômetro portátil. A produtividade de grãos foi medida com colhedoras equipadas com monitores de produtividade e DGPS. Foi possível a geração de um primeiro algoritmo para utilização no segundo estágio do projeto, onde serão realizadas as validações comparando com outros procedimentos e abordagens para manejo localizado de N.
Thesagro: Agricultura de Precisão
Palavras-chave: Sensor optico ativo de dossel
Aplicação em taxas variáveis
Aplicação em tempo real
Tipo do material: Parte de livro
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Capítulo em livro científico / Embrapa Unidades Centrais (AI-SEDE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Desenvolvimentodeumalgoritmo.PDF1,46 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace