Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/930631
Título: Modelo bioeconômico para avaliações ex-ante de investimentos e planejamento forrageiro em sistemas tradicionais de produção de bovinos de corte no cerrado.
Autoria: VELOSO, R. F.
MALAQUIAS, J. V.
BARIONI, L. G.
GOMES, E. G.
DANTAS, O. D.
FERNANDES, F. B.
Afiliação: RUI FONSECA VELOSO, CPAC; JUACI VITORIA MALAQUIAS, CPAC; LUIS GUSTAVO BARIONI, CNPTIA; ELIANE GONCALVES GOMES, SGE; OZANIVAL DARIO DANTAS DA SILVA, CPAC; FERNANDO BORGES FERNANDES, DINÂMICA AGRO.
Ano de publicação: 2012
Referência: In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 49., 2012, Brasília. A produção animal no mundo em transformação: anais. Brasília, DF: SBZ, 2012. 1 CD-ROM.
Conteúdo: A baixa rentabilidade da produção de bovinos de corte em pastagens plantadas com inadequado manejo e a falta de planejamento quanto a investimentos, capital de giro e manejo de forragens, envolve questões cruciais do negócio de propriedades rurais com tal atividade no bioma Cerrado. Para tratar tais questões construiu-se uma modelo matemático de otimização visando maximizar a receita líquida no final do período de planeamento de 8 anos com fluxo de caixa mensal e uma alocação otima de recursos. O modelo conceitualizado, formulado, testado e avaliado, visou a obtenção de uma ferramenta de planejamento forrageiro e análise de investimentos em renovação de pastagens e compra de animais. O modelo representa o comportamento dinâmico de processos bioeconomicos de fazendas de gado de corte localizadas em fronteiras no Cerrado, com opções para criação e engorda. A propriedade projetada, foi avaliada em 2 milhões de reais. Capital de giro inicial foi de R$ 300.000,00, e três políticas de crédito foram consideradas. A fazenda tem 800 hectares, dos quais 600 são ocupados com Brachiaria brizantha. No modelo, três categorias de pastagens são consideradas, e os animais são divididos em classes, a cada trimestre. Várias estratégias de gestão do rebanho e de investimentos são consideradas. A dinâmica do rebanho depende da disponibilidade de capital, o tempo de pastejo e as taxas de mortalidade de cada classe de animal. Usando macros do Excel, arquivos em formato MPS são gerados para diferentes "solvers". Assim, a ferramenta foi construída e implementada para subsidiar o planejamento de fazendas de bovinos de corte. Um plano bioeconômico foi projetado com uma receita líquida de R$ 253,528.55 no final de oito anos e uma taxa interna de retorno anual de 2,3%.
Thesagro: Cerrado
Pastagem
Palavras-chave: Modelo bioeconômico
Bovino de corte
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CD411RuiVeloso.pdf712,77 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace