Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/937755
Título: Efeitos de fontes e doses de nitrogênio sobre características agronômicos do milho produzido na região Semiárida do Brasil.
Autoria: MODESTO, V. C.
CAVALCANTE, A. C. R.
POMPEU, R. C. F. F.
TONUCCI, R. G.
SOUZA, H. A. de
NATALE, W.
Afiliação: Viviane Cristina Modesto, Pós-graduação - UNESP – Jaboticabal, SP.; ANA CLARA RODRIGUES CAVALCANTE, CNPC; ROBERTO CLAUDIO FERNANDES F POMPEU, CNPC; RAFAEL GONCALVES TONUCCI, CNPC; HENRIQUE ANTUNES DE SOUZA, CNPC; William Natale, UNESP – Jaboticabal, SP.
Ano de publicação: 2012
Referência: In: REUNIÃO BRASILEIRA DE FERTILIDADE DO SOLO E NUTRIÇÃO DE PLANTAS, 30.; REUNIÃO BRASILEIRA SOBRE MICORRIZAS, 14.; SIMPÓSIO BRASILEIRO DE MICROBIOLOGIA DO SOLO, 12.; REUNIÃO BRASILEIRA DE BIOLOGIA DO SOLO, 9.; SIMPÓSIO SOBRE SELÊNIO NO BRASIL, 1., 2012, Maceió. A responsabilidade socioambiental da pesquisa agrícola: anais. Viçosa, MG: SBCS, 2012. 3 p. 1 CD-ROM.
Conteúdo: Resumo: O correto manejo da adubação nitrogenada e o emprego de tecnologias agregadas, aliados a cultivares de milho adaptados à determinadas condições edafoclimáticas, visam o melhor aproveitamento do N pelas plantas. Objetivou-se avaliar as variáveis biométricas e a biomassa seca da parte aérea do milho, em função da aplicação de fertilizantes nitrogenados, em diferentes doses. O estudo foi conduzido no campo experimental da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa/CNPC) em Sobral-CE. Os tratamentos consistiram de cinco fontes de nitrogênio: uréia; uréia + NBPT; uréia + polímero; uréia + inibidor enzimático; e uréia + capeamento com enxofre elementar, em três níveis de adubação nitrogenada em cobertura: 100%, 75% e 50% da dose recomendada para a cultura, aplicados em cobertura, 30 dias após o plantio. Quando as plantas apresentavam-se 50% pendoadas, foram avaliadas quanto às características biométricas (altura e número de folhas) e biomassa seca de colmos, folhas e espigas. A variedade estudada foi o milho BRS Gorutuba, adaptado às condições Semiáridas do Brasil. Pode-se constatar que as plantas apresentaram ganhos em produção de biomassa seca de folhas, quando comparadas fontes e doses de adubos, em relação à testemunha sem adubação. Para esta variável, destacou-se o fertilizante uréia + NBPT na dose de 30 kg ha-1 em cobertura.
Thesagro: Milho
Matéria seca
Fertilizante
Nitrogênio
Palavras-chave: Fertilizantes revestidos
Variáveis biométricas
Zea may
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AACEfeitosdefontes.pdf107,74 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace