Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/938500
Título: Glomalina e número de esporos de fungos micorrízicos arbusculares no cultivo de milho em sucessão a plantas de cobertura.
Autoria: MACHADO, C. T. de T.
PEREIRA, C. D.
FLORIANO, P. R. C.
RIBEIRO, L. R. P.
CARVALHO, A. M. de
Afiliação: CYNTHIA TORRES DE TOLEDO MACHADO, CPAC
CICERO DONIZETE PEREIRA, CPAC
PATRICIA RODRIGUES COIMBRA FLORIANO, CPAC
LUANA RAMOS PASSOS RIBEIRO, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
ARMINDA MOREIRA DE CARVALHO, CPAC.
Ano de publicação: 2012
Referência: In: REUNIÃO BRASILEIRA DE FERTILIDADE DO SOLO E NUTRIÇÃO DE PLANTAS, 30.; REUNIÃO BRASILEIRA SOBRE MICORRIZAS, 14.; SIMPÓSIO BRASILEIRO DE MICROBIOLOGIA DO SOLO, 12.; REUNIÃO BRASILEIRA DE BIOLOGIA DO SOLO, 9.; SIMPÓSIO SOBRE SELÊNIO NO BRASIL, 1., 2012, Maceió. A responsabilidade socioambiental da pesquisa agrícola: anais. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2012.
Conteúdo: Os fungos micorrízicos arbusculares têm ocorrência generalizada na maioria dos ecossistemas brasileiros, tanto naturais como cultivados. Sua grande importância está relacionada à maior disponibilização de nutrientes e água para as plantas, sendo um componente microbiológico essencial dos agroecossistemas. O objetivo do presente estudo foi avaliar o efeito de plantas de cobertura e fertilização nitrogenada na ocorrência de fungos micorrízicos arbusculares em latossolo vermelho de Cerrado, cultivado com milho em sistema plantio direto (SPD). Os resultados obtidos mostram que não houve interação entre plantas de cobertura e fertilização nitrogenada em relação ao teor de glomalina facilmente extraível e número de esporos na cultura do milho. O número médio de esporos não variou com a espécie de planta de cobertura utilizada, mesmo nas parcelas onde o milho foi cultivado em sucessão ao nabo forrageiro (planta não micotrófica). Para o teor de glomalina facilmente extraível, maiores teores foram obtidos utilizando-se mucuna preta e crotalária juncea como plantas de cobertura. Menores teores dessa proteína foram obtidos em parcelas onde a braquiária ruzizienses foi utilizada como planta de cobertura antecedendo o cultivo do milho.
Thesagro: Adubação Verde
Fertilizante Nitrogenado
Palavras-chave: Fungo micorrízico arbuscular
Plantas de cobertura
Glomerosporos
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FERTBIO1760.pdf97,13 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace