Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/940258
Título: Desenvolvimento e qualidade de hastes do híbrido ornamental de abacaxi.
Autoria: SOUZA, F. V. D.
SOUZA, E. H. de
COSTA JÚNIOR, D. S.
LEDO, C. A. da S.
Afiliação: FERNANDA VIDIGAL DUARTE SOUZA, CNPMF; EVERTON HILO DE SOUZA, USP; DAVI SILVA COSTA JÚNIOR, UFRB; CARLOS ALBERTO DA SILVA LEDO, CNPMF.
Ano de publicação: 2012
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE RECURSOS GENÉTICOS, 2., 2012, Belém, PA. Anais... Brasília, DF: Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos, 2012. 1 CD-ROM.
Conteúdo: Foram gerados híbridos de abacaxi ornamental para serem usados como plantas de vaso, paisagismo e como flor de corte. Nesta última categoria, o produto final é a haste com o pequeno fruto na ponta. A qualidade deste conjunto é determinante para sua entrada no mercado, principalmente o de exportação. Em quadra experimental 48 plantas de um híbrido foram amostradas para realização de avaliação referente à resposta à indução floral e desenvolvimento das hastes considerando diferentes etapas do florescimento e a qualidade do produto final. A emergência do botão floral deu-se 25 dias após a indução, a emergência do botão até o ponto de corte foram 55 dias. Da entra da planta no campo até o ponto de corte foram aproximadamente 13 meses. A resposta ao florescimento foi bem uniforme e a maior variação observada foi relativa ao comprimento das hastes. Do total de 48 plantas avaliadas, 46 formaram um mesmo grupo evidenciando a uniformidade do material.
Thesagro: Ananás Comosus
Hibridação
Palavras-chave: Abacaxi ornamental
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPMF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DESENVOLVIMENTOEQUALIDADEDEHASTES554.pdf403,74 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace