Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/943104
Título: Respostas fisiológicas da cana-de-açúcar em função de diferentes sistemas de irrigação no Submédio São Francisco.
Autoria: SIMOES, W. L.
CALGARO, M.
SOUZA, M. A. de
LIMA, J. A.
SOUZA, C. E. P. de
SILVA, J. M. da
Afiliação: WELSON LIMA SIMOES, CPATSA; MARCELO CALGARO, CPATSA.
Ano de publicação: 2012
Referência: In: CONGRESSO NACIONAL DE IRRIGAÇÃO E DRENAGEM, 22., 2012, Cascavel. Cooperação e Inovação para o desenvolvimento da agricultura irrigada: anais. Cascavel: ABID, 2012.
Conteúdo: Objetivou-se avaliar a fotossíntese, a transpiração, a condutância estomática e a temperatura foliar da cana-de-açúcar na primeira soca, submetida a diferentes sistemas de irrigação. O experimento foi realizado no Campo Experimental de Bebedouro, pertencente à Embrapa Semiárido, em Petrolina (PE). O delineamento experimental foi em blocos casualizados, com três sistemas de irrigação: gotejamento superficial, gotejamento subsuperficial e sulco, com seis repetições. Avaliou-se a taxa fotossintética, a transpiração, a condutância estomática e a temperatura foliar. Na análise de variância das características fisiológicas verificou-se que houve efeito (p < 0,05) entre os tratamentos para a condutância estomática, fotossíntese e transpiração, sendo que as irrigações por gotejo superficial e sulco, durante o ciclo da primeira soca, proporcionaram valores superiores para esses parâmetros que a irrigação por gotejamento subsuperficial, em solo arenoso da região do submédio São Francisco.
Thesagro: Irrigação
Saccharum Officinarum
NAL Thesaurus: Irrigation
Palavras-chave: Estresse hídrico
Cana-de-açúcar
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Welson20121.pdf152,59 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace