Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/946897
Título: Relações morfométricas para árvores dominantes de Pinus taeda no Estado do Paraná.
Autoria: ZIMMERMANN, A. P. L.
FLEIG, F. D.
REDIN, C. G.
AGUIAR, A. V. de
Afiliação: Anna Paula Lora Zimmermann, UFSM; Frederico Dimas Fleig, UFSM; Cristina Gouvea Redin, UFSM; ANANDA VIRGINIA DE AGUIAR, CNPF.
Ano de publicação: 2012
Referência: In: SIMPÓSIO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FLORESTAIS, 7., 2012, Viçosa, MG. [Anais...]. Viçosa, MG: UFV, 2012.
Conteúdo: Este trabalho objetivou estudar as relações morfométricas de árvores dominantes de Pinus taeda no município de Ponta Grossa, Paraná. Em cada amostra a árvore de maior diâmetro a altura do peito (DAP) foi considerada dominante em relação às suas vizinhas. Destas foram mensuradas dap, altura total, altura da copa e oito raios de copa. As variáveis morfométricas analisadas foram: diâmetro de copa, altura da copa, proporção de copa, grau de esbeltez, índice de saliência, índice de abrangência e formal de copa. Estas foram correlacionadas com o dap e altura através de correlação de Pearson. De acordo com os índices, as árvores analisadas possuem média instabilidade, copas arredondadas e não há necessidade de desbaste na área. O diâmetro a altura do peito se correlacionou melhor com as variáveis morfométricas estudadas, indicando que estas sofrem alterações conforme as árvores incrementam em diâmetro.
Thesagro: Pinus Taeda
Palavras-chave: Morfometria
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012AnandaSPGCFRelacoes.pdf168,55 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace