Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/949174
Título: Porta-enxertos afetam a susceptibilidade de laranjeira Pêra ao Ácaro-da-Falsa-Ferrugem Phyllocoptruta oleivora (Acari: Eryiophidae).
Autoria: TEODORO, A. V.
MARTINS, C. R.
CARVALHO, H. W. L. de
SOARES FILHO, W. dos S.
Afiliação: ADENIR VIEIRA TEODORO, CPATC; CARLOS ROBERTO MARTINS, CPATC; HELIO WILSON LEMOS DE CARVALHO, CPATC; WALTER DOS SANTOS SOARES FILHO, CNPMF.
Ano de publicação: 2012
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 22., 2012, Bento Gonçalves. Anais... Bento Gonçalves: SBF, 2012.
Conteúdo: A citricultura é uma das atividades agrícolas mais importantes do Estado de Sergipe, principalmente na Região Centro-Sul, a qual engloba 14 municípios (IBGE, 2009). A Embrapa Tabuleiros Costeiros, em parceria com a Embrapa Mandioca e Fruticultura e a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe - Emdagro está pesquisando novas cultivares copa e porta-enxertos de citros para o estado de Sergipe, no entanto, não existem estudos sobre sua susceptibilidade a pragas. Diferentes genótipos de plantas respondem de forma específica ao ataque de pragas. Alguns genótipos podem ser menos preferidos por pragas para a alimentação, oviposição ou abrigo (antixenose), ou podem interferir negativamente na biologia da praga (antibiose) (GALLO et al., 2002; ORIANI et al., 2011). É possível, ainda, que um genótipo apresente uma combinação de antixenose e antibiose. A determinação do grau de resistência é relativa e sempre baseada na comparação entre genótipos.
Thesagro: Laranja Pêra
Palavras-chave: Ácaro-da-Falsa-Ferrugem
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Portaenxertos.pdf721,28 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace