Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/950451
Título: Caracterização e variabilidade físico-química de raízes de mandioca (Manihot esculenta).
Autoria: ARAÚJO, F. das C. B. de
CUNHA, R. L.
MOURA, E. F.
FARIAS NETO, J. T. de
Afiliação: FRANCISCA DAS CHAGAS BEZERRA DE ARAÚJO, UFRA; ROBERTO LISBOA CUNHA, CPATU; ELISA FERREIRA MOURA CUNHA, CPATU; JOAO TOME DE FARIAS NETO, CPATU.
Ano de publicação: 2012
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE RECURSOS GENÉTICOS, 2., 2012, Belém, PA. Anais... Brasília, DF: Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos, 2012.
Conteúdo: A mandioca (Manihot esculenta Crantz) é uma planta de origem brasileira que apresenta ampla variabilidade genética. Foi realizada a caracterização físico-química da raiz de sete genótipos mantidos no Banco Ativo de Germoplasma da Embrapa Amazônia Oriental. As variáveis avaliadas foram umidade, cinzas, proteína bruta, fibra, sólidos solúveis totais, acidez titulável total e pH. Os valores de umidade, cinzas e proteína bruta variaram de 60,18 % a 72,64 %; 1,54 % a 2,82% e 0,46 % a 1,82 % respectivamente. A concentração de fibra variou de 0,41 % a 1,12 %, sendo considerados baixos. A acidez variou de 1,72 % a 3,17 % e o pH entre 5,68 a 6,50. Portanto, existe variabilidade genética para as diversas características dos genótipos de mandioca do Banco de germoplasma da Embrapa Amazônia Oriental.
Thesagro: Mandioca
Proteína
Palavras-chave: Gerrmoplasma
Recursos genéticos
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
570.pdf397,22 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace