Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/963329
Título: Avaliação preliminar de famílias de F2:3 de feijão-caupi com de inflorescência composta.
Autoria: BERNARDO, K. A. da S.
CRUZIO, A. S.
FREIRE FILHO, F. R.
RIBEIRO, V. Q.
NOGUEIRA, M. do S. da R.
SANTOS, T. P. da S.
Afiliação: KARLA ANNIELLE DA SILVA BERNARDO, UFPI; AKEMI SUZUKI CRUZIO, UFPI; FRANCISCO RODRIGUES FREIRE FILHO, CPAMN; VALDENIR QUEIROZ RIBEIRO, CPAMN; MARIA DO SOCORRO DA ROCHA NOGUEIRA, Bolsista CNPq/ CPAMN; TAYANNE PAULA DA SILVA SANTOS, FACULDADE DO MÉDIO PARNAÍBA – TERESINA-PI.
Ano de publicação: 2013
Referência: In: CONGRESSO NACIONAL DE FEIJÃO-CAUPI, 3., 2013, Recife. Feijão-Caupi como alternativa sustentável para os sistemas produtivos familiares e empresariais. Recife: IPA, 2013.
Conteúdo: O feijão-caupi (Vigna unguiculata (L.) Walp.) é uma leguminosa com destaque comercial devido ao seu curto ciclo para maturidade e por ser uma importante fonte de carboidratos e proteínas. Atualmente, devido a utilização da cultura em lavouras que empregam alta tecnologia tem sido dada maior atenção à arquitetura da planta, visando a facilidade do cultivo mecanizado e a obtenção de um maior potencial genético produtivo. A inflorescência composta mostra-se bastante promissora para o melhoramento do feijão-caupi, uma vez que aumenta o número de vagens por pedúnculo e por planta, característica que constitui importante componente de produção. Desse modo, este trabalho teve como objetivo a avaliação preliminar de famílias F2:3 de feijão-caupi portadoras de inflorescência composta quanto a maturidade e a produção. Foram avaliados o ciclo e a produtividade de 460 famílias F2:3 em um experimento em delineamento de blocos aumentados. As famílias foram distribuídas em 10 blocos, sendo cada conjunto constituído de 46 famílias e duas testemunhas. Das 460 famílias F2:3 somente 343 foram incluídas na análise de variância. Não houve diferença entre famílias para nenhum dos caracteres avaliados. Entretanto, houve diferença entre famílias e testemunhas. Do total de famílias, 4,0% e 7,8% apresentaram-se, para floração e maturidade, respectivamente, mais precoces que a testemunha mais precoce e 25,6% das famílias apresentaram produtividade por parcela superior a testemunha mais produtiva.
Thesagro: Melhoramento
Produtividade
Vigna Unguiculata
Palavras-chave: Precocidade
Notas: CONAC 2012. Disponível em: http://www.conac2012.org/resumos/pdf/182a.pdf. Acesso em: 02 ago. 2013.
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAMN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
182a.pdf296,06 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace