Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/963445
Título: Obtenção e utilização de farinha de feijões-caupi de grãos brancos na elaboração de pastel de forno.
Autoria: LIMA, E. D. P. de A.
FIGUEIREDO, P. C. da S.
SILVA, J. J. da
NASCIMENTO, B. M. S. do
FREIRE FILHO, F. R.
Afiliação: ELIZA DOROTEA POZZOBON DE ALBUQUERQUE LIMA, FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DA PARAÍBA; PALOMA CYNTIA DA SILVA FIGUEIREDO, FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DA PARAÍBA; JOSÉLIA JOANA DA SILVA, FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DA PARAÍBA; BÁRBARA MELO SANTOS DO NASCIMENTO, FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DA PARAÍBA; FRANCISCO RODRIGUES FREIRE FILHO, CPAMN.
Ano de publicação: 2013
Referência: In: CONGRESSO NACIONAL DE FEIJÃO-CAUPI, 3., 2013, Recife. Feijão-Caupi como alternativa sustentável para os sistemas produtivos familiares e empresariais. Recife: IPA, 2013.
Conteúdo: Estudos de melhoramento genético da qualidade comercial e nutricional do feijão-caupi têm sido alcançados, e, para a ampliação do comércio e consumo são necessários estudos sobre a melhor maneira de aproveitar suas propriedades. Esta pesquisa teve como objetivo obter farinhas de feijões-caupi de grãos brancos e elaborar pastéis de forno com substituição parcial da farinha de trigo em 20%. As farinhas foram obtidas a partir de uma linhagem (MNCO5?828C- 3-15) e cinco cultivares (BRS Guariba, BRS Potengi, BRS Tracuateua, BRS Tumucumaque e BRS Xiquexique). Os grãos crus, farinhas e massas dos pastéis foram analisados quanto aos teores de proteínas. Os pastéis com farinha de trigo (padrão) e com farinhas dos feijões MNCO5?828C- 3-15 e Tumucumaque, foram submetidos à avaliação sensorial. Para os grãos crus, os teores de proteínas variaram de 23,60% a 27,12%, para as farinhas de 23,36% a 26,70% e para as massas dos pastéis de 11,70% a 14,23%. A maioria dos consumidores atribuíram notas 7 a 8 para a aceitação dos atributos aroma, textura, sabor e aceitação global numa escala de 9 pontos e 4 para intenção de compra, numa escala de 5 pontos para o pastel com farinha da linhagem MNCO5-828C-3-15. Não houve diferença significativa (p>0,05) entre os atributos, exceto para a cor. Os resultados confirmam a viabilidade de se obter pastel de forno com a incorporação da farinha de feijão-caupi de grãos brancos, com qualidade nutricional e aceitação satisfatória.
Thesagro: Pastel
Palavras-chave: Farinha de feijão
Análise sensorial
Notas: CONAC 2012. Disponível em: http://www.conac2012.org/resumos/pdf/195b.pdf. Acesso em: 07 ago. 2013.
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAMN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
195b.pdf291,54 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace