Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/967579
Título: Potencial pedológico do município de Buenos Aires (PE) para o cultivo de milho (Zea mays L.) no manejo com alta tecnologia.
Autoria: SOUSA, A. R. de
SILVA, A. B. da
AMARAL, A. J. do
ACCIOLY, L. J. de O.
TABOSA, J. N.
ALBUQUERQUE, S. F.
Afiliação: Antonio Raimundo de Sousa, Instituto Agronômico de Pernambuco – IPA; ADEMAR BARROS DA SILVA, CNPS; ANDRE JULIO DO AMARAL, CNPS; LUCIANO JOSE DE OLIVEIRA ACCIOLY, CNPS; José Nildo Tabosa, Instituto Agronômico de Pernambuco – IPA; Sonia Formiga Albuquerque, Instituto Agronômico de Pernambuco – IPA.
Ano de publicação: 2013
Referência: In: REUNIÃO NORDESTINA DE CIÊNCIA DO SOLO, 1., 2013, Areia, Pernambuco. Anais... Pernambuco: PPGCS- Programa de Pós-graduação de Ciências do Solo - UFPB-CCA, 2013.
Páginas: 4 p.
Conteúdo: A forma racional de preservar grande parte dos recursos naturais, especialmente, solo, água, vegetação, é planejar o uso das terras com base no conhecimento dos solos numa escala adequada. Este trabalho identifica, quantifica e espacializa o potencial de solos para o cultivo de milho, no manejo com alta tecnologia. A partir do levantamento de solos do município, escala 1:25.000, foi elaborado o potencial pedológico. Foram estabelecidas as classes: Alto 1; Alto 2; Médio; Baixo e Muito Baixo. O município apresenta 1.540ha (14% da área total) com potencial pedológico Alto para a cultura do milho. São áreas com relevo plano e suave ondulado com predomínio de Argissolos (Vermelho-Amarelo e Vermelho). A classe com potencial Médio ocupa 1.040ha (9% da área total). Os solos dominantes são os Cambissolos, os Planossolos e os Argissolos. O principal fator restritivo dos dois primeiros é a pouca profundidade e o do terceiro é o relevo ondulado, que restringe a mecanização e favorece a erosão. As classes com potenciais Baixo e Muito Baixo ocupam, no total, 8.600ha (77% da área) e estão relacionadas com Neossolos Litólicos, Argissolos, Nitossolos, Gleissolos e Neossolos Flúvicos. Os fatores restritivos são solos rasos, relevo forte ondulado e montanhoso, e presença de sais e riscos de inundação nos Gleissolos e Neossolos Flúvicos.
Thesagro: Planejamento
Palavras-chave: Uso do solo
Aptidão
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AntonioRaimundodeSousa2AC.pdf149,27 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace