Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/970279
Título: Preservação de Xanthomonas axonopodis pv. Passiflorae em água de torneira esterilizada.
Autoria: PROTAZIO, D. C.
ISHIDA, A. K. N.
SILVA, C. T. B. da
FERREIRA, S. da C.
Afiliação: Daniellen Costa Protazio, BOLSISTA FAPESPA; ALESSANDRA KEIKO NAKASONE ISHIDA, CPATU; CLENILDA TOLENTINO B DA SILVA, CPATU; Solange da Cunha Ferreira, GRADUANDA UFRA.
Ano de publicação: 2013
Referência: In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL, 17.; SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL, 1., 2013, Belém, PA. Anais. Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2013. 1 CD-ROM. PIBIC 2013.
Conteúdo: A preservação de culturas bacterianas é de suma importância para fins didáticos e experimentais. O presente trabalho teve como objetivo avaliar a viabilidade e a patogenicidade de dez isolados de Xanthomonas axonopodis pv. passiflorae preservados durante cinco anos em água de torneira esterilizada. Os isolados foram repicados para o meio de cultura 523 pelo método de estrias paralelas e incubados por 48 horas a 28ºC. As avaliações foram realizadas, observando-se a ocorrência ou não do crescimento bacteriano. Para avaliar a patogenicidade dos isolados, as plantas foram inoculadas através do método de corte com tesoura previamente imersa na suspensão bacteriana (108 UFC mL-1). A avaliação da incidência da doença foi realizada 5 dias após a inoculação. Todos os isolados de X. axonopodis pv. passiflorae cresceram em meio de cultura e foram patogênicos as plantas de maracujá inoculadas. A preservação em água de torneira esterilizada por cinco anos manteve a viabilidade e a patogenicidade de isolados de X. axonopodis pv. passiflorae.
Thesagro: Mancha Bacteriana
NAL Thesaurus: Passiflora edulis f. flavicarpa
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Resumo8.pdf33,51 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace