Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/970337
Título: Estabelecimento e indução de brotos via meristema da cultivar Kuthiravally de pimenta-do-reino.
Autoria: CARDOSO, K. P. S.
LEMOS, O. F. de
AMORIM, A. M. T.
Afiliação: Kerolém Prícila Sousa Cardoso, GRADUANDA UFRA; ORIEL FILGUEIRA DE LEMOS, CPATU; Andredy Murilo Trindade Amorim, GRADUANDO UFRA.
Ano de publicação: 2013
Referência: In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL, 17.; SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL, 1., 2013, Belém, PA. Anais. Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2013. 1 CD-ROM. PIBIC 2013.
Conteúdo: São de suma importância os estudos realizados in vitro para multiplicar e propagar genótipos de pimenta-do-reino resistentes a doenças e a utilização de cultivares possibilitou o aumento da produtividade aos pipericultores. Assim, o objetivo deste trabalho foi realizar o estabelecimento de plântulas da cultivar Kuthiravally via meristema, a fim de disponibilizar mudas vigorosas e com alta produtividade ao produtor. Para a obtenção dos brotos foi preparado o meio nutritivo MS (Murashige & Skoop) para a diferenciação in vitro, com sacarose a 3% e 0,5 mg.L-1 de BAP (Benzilaminopurina). A contagem dos números de gemas/brotos foi estipulada quando os explantes foram inoculados em meio de enraizamento suplementado com 0,05 de ANA (Ácido naftalenacético). Em média foram obtidos cerca de 14,77 gemas por frasco, permitindo uma multiplicação aceitável para produção de mudas. O enraizamento foi realizado, porém ainda está sob análise.
Thesagro: Produtividade
Palavras-chave: Multiplicação
Pimenta-do-reino
Piper nigrum L
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Resumo27.pdf32,81 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace