Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/970361
Título: Formas de nitrogênio no solo em sistema plantio direto após três ciclos agrícolas com milho e soja no estado do Pará.
Autoria: VIEIRA, M. E.
BRASIL, E. C.
ASSUNÇÃO, E. de A.
Afiliação: Marlene Evangelista Vieira, BOLSISTA FAPESPA/PIBIC; EDILSON CARVALHO BRASIL, CPATU; Edwin de Almeida Assunção, PÓS-GRADUANDO UFRA.
Ano de publicação: 2013
Referência: In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL, 17.; SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL, 1., 2013, Belém, PA. Anais. Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2013. 1 CD-ROM. PIBIC 2013.
Conteúdo: O Sistema Plantio Direto (SPD) se destaca como uma das principais alternativas para a utilização de áreas alteradas da Amazônia, constituindo-se um sistema conservacionista de manejo do solo que abrange um complexo ordenado de práticas agrícolas inter-relacionadas. Visando avaliar as alterações das formas minerais de nitrogênio no solo, no terceiro ano da sucessão de culturas milho-B. ruziziensis/milho-B. ruziziensis/soja, em sistema plantio direto, nas condições do Estado do Pará, conduziu-se um estudo com os seguintes tratamentos: dois sistemas de manejo do solo, duas formas de aplicação de nitrogênio e três profundidades. Conforme os resultados, o SPD apresentou os maiores teores de nitrogênio mineral no solo (N-NO3-, N-NH4+ e N-total), em relação ao sistema convencional. O parcelamento da adubação, realizada no segundo ciclo agrícola, favoreceu a manutenção do nitrogênio no sistema solo-planta.
Thesagro: Adubação
Nitrato
Milho
Plantio Direto
Soja
Palavras-chave: Amônio
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Resumo32.pdf43,88 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace