Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/971265
Título: Ocorrência de mancha foliar causada por Colletotrichum gloeosporioides em pau-rosa (Aniba rosaeodora Ducke) no Estado do Pará.
Autoria: COSTA, R. C. da
VERZIGNASSI, J. R.
POLTRONIERI, L. S.
BENCHIMOL, R. L.
CARVALHO, E. de A.
Afiliação: ROSEMARY CORRÊA DA COSTA; JAQUELINE ROSEMEIRE VERZIGNASSI, CNPGC; LUIZ SEBASTIÃO POLTRONIERI, APOSENTADO CPATU; RUTH LINDA BENCHIMOL, CPATU; EUDES DE ARRUDA CARVALHO, CPATU.
Ano de publicação: 2013
Referência: Summa Phytopathologica, Botucatu, v. 39, n. 3, p. 217, 2013.
Conteúdo: Na região amazônica as florestas de terra firme apresentam alta diversidade de espécies arbóreas. O pau-rosa (Aniba rosaeodora Ducke) é uma arvore de grande porte, podendo alcançar 30 m de altura e 2 m de diâmetro. Ela é encontrada no Brasil, Guiana Francesa, Suriname, Venezuela, Peru, Colômbia e Equador. No Brasil sua ocorrência vai desde o Amapá estendendo-se pelos estados do Pará e Amazonas. É uma espécie de terra firme que prefere as cabeceiras dos igarapés, em suas partes mais altas. Possui alto valor devido ao potencial econômico do óleo obtido por destilação das folhas, galhos, madeira e raízes, produto com grande demanda no mercado nacional e internacional em função do seu uso como fixador na indústria de perfumes. Sua exploração para extração deste fixador (linalol) atravessou décadas, o que acabou provocando queda populacional desta espécie. O corte indiscriminado das árvores causou drástica redução das populações naturais, fato que levou o IBAMA a incluí-la na lista de espécies ameaçadas de extinção.
Thesagro: Mancha Foliar
Palavras-chave: Pau-rosa
Tipo do material: Artigo de periódico
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
a16v39n3.pdf857,66 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace