Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/971687
Título: Potencial de uso de espécies árboreas de uma floresta secundária, no município de Bragança, Nordeste do estado do Pará.
Autoria: CASTRO-SILVA, D. S. de
GOMES, P. P. F.
FERREIRA, M. do S. G.
COSTA, C. A. C.
Afiliação: DAYANNE SIMONI DE CASTRO-SILVA, UFRA; PAULA PRISCILA F. GOMES, UFRA; MARIA DO SOCORRO GONCALVES FERREIRA, CPATU; CARLOS AUGUSTO CORDEIRO COSTA, UFRA.
Ano de publicação: 2013
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SISTEMAS AGROFLORESTAIS, 9., 2013, Ilhéus. Anais... Ilhéus: SBSAF, 2013.
Conteúdo: Este estudo teve como objetivo avaliar o potencial de uso de uma floresta secundária com aproximadamente 40 anos de idade, com foco nas possibilidades utilitárias de suas espécies arbóreas, abandonada após sucessivos ciclos de agricultura itinerante, como base de transição para um sistema agroflorestal (SAF). A área de estudo está localizada em propriedade de agricultura familiar na Zona Bragantina, PA. A área inventariada corresponde a 1,5 ha, onde foram medidos todos os espécimes arbóreos com DAP>5cm. Verificou-se a ocorrência de 135 espécies, que totalizaram 2.345 indivíduos/ha. As espécies com maior número de indivíduos foram: Eugenia tapacumensis, Neaa guianensis, Maprounea guianensis, Sacoglottis amazônica. As categorias de uso que apresentam maior número de espécies foram: Construções rurais (36,5%) e de alto valor comercial (22%) seguida das espécies para lenha (21,5%).
Thesagro: Agricultura Familiar
Floresta Secundaria
Palavras-chave: Espécies árboreas
Bragança
Pará
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ResumoCBSAF172.pdf337,63 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace