Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/977791
Título: Ganhos em dez anos de melhoramento da população-elite de arroz de terras altas da Embrapa.
Autoria: MORAIS, O. P. de
CASTRO, A. P.
COLOMBARI FILHO, J. M.
UTUMI, M. M.
WRUCK, F. J.
BRESEGHELLO, F.
AZEVEDO, R. de
PEREIRA, J. A.
GUIMARÃES, C. M.
SOARES, A. A.
Afiliação: ORLANDO PEIXOTO DE MORAIS, CNPAF; ADRIANO PEREIRA DE CASTRO, CNPAF; JOSE MANOEL COLOMBARI FILHO, CNPAF; MARLEY MARICO UTUMI, CPAF-RO; FLAVIO JESUS WRUCK, CNPAF; FLAVIO BRESEGHELLO, CNPAF; RONI DE AZEVEDO, CPATU; JOSE ALMEIDA PEREIRA, CPAMN; CLEBER MORAIS GUIMARAES, CNPAF; ANTÔNIO ALVES SOARES, UFLA.
Ano de publicação: 2013
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE MELHORAMENTO DE PLANTAS, 7., 2013, Uberlândia. Variedade melhorada: a força da nossa agricultura: anais. Viçosa, MG: SBMP, 2013.
Páginas: p. 1949-1953.
Conteúdo: A evolução da capacidade produtiva das cultivares de arroz de terras altas, desenvolvidas pela Embrapa e seus parceiros, e o melhoramento de sua tolerância a estresses bióticos e abióticos e de sua qualidade de grãos tem sido frequentemente registrada. Essas respostas favoráveis vêm sendo suportadas pela aplicação de seleção recorrente (SR) em populações-base (PB) de ampla base genética, manejada com objetivos de longo prazo, e que frequentemente oferecem genitores novos para inclusão nos cruzamentos-elite, visando o desenvolvimento de novas cultivares. No melhoramento da população-elite (PE), por sua vez, o programa vem adotando desde 2002/03 a estratégia de avaliação de famílias F2:4 para produtividade de grãos, visando identificar precocemente aquelas de alto valor para inclusão em novos cruzamentos e, com isso, reduzir a duração de cada ciclo de seleção. Nesse trabalho mostra-se que daquele ano até 2011/12 os ganhos em produção de grãos, obtidos com o melhoramento da PE de arroz de terras altas da Embrapa, foi de 2,66% anualmente, tomando como referência a produtividade estimada para o ano agrícola inicial. Sua altura média não se alterou significativamente, tendo, contudo, sido observado um ligeiro aumento de 0,8% ao ano na duração de seu ciclo vegetativo, tendência que convêm ser revertida com o prosseguimento do programa.
Thesagro: Arroz
Oryza sativa
Melhoramento genético vegetal
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPAF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
cbmp1949.pdf383,17 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace