Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/979377
Título: Inibição do crescimento micelial de Thielaviopsis paradoxa por óleos vegetais.
Autoria: NASCIMENTO, S. M. C. do
CARVALHO, E. de A.
WARWICK, D. R. N.
PALHETA, J. G.
SANTOS, T. de P. F. dos
Afiliação: Silvia Mara Coelho do Nascimento, ESTAGIÁRIA CPATU; EUDES DE ARRUDA CARVALHO, CPATU; DULCE REGINA NUNES WARWICK, CPATC; Juscelino Gonçalves Palheta, ESTAGIÁRIO CPATU; Thaissa de Paula Farias dos Santos, ESTAGIÁRIA CPATU.
Ano de publicação: 2013
Referência: In: ENCONTRO AMAZÔNICO DE AGRÁRIAS, 5., 2013, Belém, PA. A importância da tecnologia e do empreendedorismo no desenvolvimento amazônico. Belém, PA: UFRA, 2013.
Conteúdo: O fungo Thielaviopsis paradoxa é o agente etiológico de uma das principais doenças do coqueiro, conhecida como resinose. A escassez de informações e a indisponibilidade de produtos fitossanitários registrados para o controle desta doença têm aumentado a procura por métodos de controle alternativo. Este trabalho teve por objetivo avaliar o efeito de óleos vegetais no crescimento micelial do fungo Thielaviopsis paradoxa. Foram avaliados os óleos de hortelã (Mentha sp.), eucalipto (Eucaliptus spp.), mamona (Ricinus communis), andiroba (Carapa guianensis) e copaíba (Copaifera sp.) nas concentrações 1,0%, 1,5%, 5,0%, 1,0% e 1,7%, respectivamente. Os óleos foram incorporados ao meio de cultura BDA fundente e vertido em placas de Petri, após resfriar, discos de micélio de 6 mm do fungo foram repicados para as placas com os respectivos tratamentos. O tratamento testemunha consistiu de disco de micélio em BDA, sem a adição de óleo. Todas as placas foram incubadas em BOD, à temperatura de 26 °C± 2 ºC e fotoperíodo de 12 h, em delineamento inteiramente ao acaso. Foram realizadas medições diárias do diâmetro da colônia em dois sentidos perpendiculares. Os dados obtidos foram submetidos ao teste de F, a 5% de probabilidade, e as médias comparadas pelo teste de Scott-Knott a 5%. Houve diferença significativa entre os tratamentos. Os óleos de hortelã e eucalipto apresentaram efeito inibitório significativo no crescimento micelial de Thielaviopsis paradoxa. Os óleos de mamona, copaíba e andiroba não diferiram estatisticamente da testemunha.
Thesagro: Fungo
Palavras-chave: Controle alternativo
Plantas medicinais
Resinose do coqueiro
Notas: 1 CD-ROM.
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ENAAG20130303.pdf239,79 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace