Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/979451
Título: Erosão hídrica e escoamento superficial em função de tipos e doses de resíduo cultural em dois modos de semeadura direta.
Autoria: AMARAL, A. J. do
COGO, N. P.
BERTOL, I.
WERNER, R. de S.
Afiliação: ANDRE JULIO DO AMARAL, CNPS; Neroli Pedro Cogo, UFRGS; Ildegardis Bertol, Departamento de Solos e Recursos Naturais, Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Ciências Agroveterinárias - CAV/UDESC; Romeu de Souza Werner, Departamento de Solos e Recursos Naturais, Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Ciências Agroveterinárias - CAV/UDESC.
Ano de publicação: 2013
Referência: Revista de Ciências Agroveterinárias. Lages, v. 12, n. 2, p. 163-174, 2013.
Páginas: 12 p.
Conteúdo: As condições físicas da superfície do solo desempenham papel fundamental no controle da erosão hídrica e do escoamento superficial a ela associado. Baseado nisso, realizou-se este trabalho com o objetivo de quantificar as perdas de solo e água por erosão hídrica pluvial, nas doses de todo, metade e um quarto do total produzido dos resíduos culturais de aveia preta e milho, nos modos de semeadura direta sem e com hastes sulcadoras na máquina semeadora adubadora. Para isso, aplicou-se chuva simulada de 75 mm h-1, com duração de 1,5 h, em um Nitossolo Buno com declividade média de 0,16 m m-1. Avaliaram-se algumas características físicas do solo e as variáveis usuais de erosão hídrica. De modo geral, constatou-se que a semeadura direta com hastes sulcadoras aumentou a infiltração e a retenção superfi cial da água da chuva no solo e a retenção superfi cial dos sedimentos erodidos, diminuindo a enxurrada e a erosão. A perda total de água foi maior sob o resíduo de aveia preta do que de milho, e maior na semeadura direta sem hastes sulcadoras do que com hastes sulcadoras. Esta última ocorrência em ambos os tipos de resíduo e em qualquer das suas doses, mas, de modo geral, tendendo a aumentar com o aumento destas últimas. A perda total de solo foi pequena e se diferenciou pouco entre os modos de semeadura e doses de resíduo quando este era o de aveia preta, com o resíduo de milho, a uma exceção ela foi grande apenas na semeadura direta sem hastes sulcadoras, mas diminuiu muito com o aumento das doses de resíduo.
Palavras-chave: Chuva simulada
Cobertura vegetal morta
Rugosidade superfi cial do solo
Infiltração de água no solo
Perda de solo
Tipo do material: Artigo de periódico
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CNPS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artigoalexandre3.pdf3,26 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace