Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/981002
Title: Coquetel vegetal: produção de fitomassa e teores de macro e micronutrientes de espécies para adubação verde e/ou cobertura do solo.
Authors: SILVA, M. S. L. da
ARAÚJO, A. H. R. C. de
PINTO, M. R. B.
FERREIRA, G. B.
SILVA, D. J.
CUNHA, T. J. F.
Affiliation: MARIA SONIA LOPES DA SILVA, CNPS; Arthur Hugo Ribeiro Correa de Araújo, UFPE; Mayara Regina Brandão Pinto, UFPE; Gizelia Barbosa Ferreira, Assessora Técnica; Articulação Semiárido Brasileiro; Davi José Silva; TONY JARBAS FERREIRA CUNHA, CPATSA.
Date Issued: 2013
Citation: In: REUNIÃO NORDESTINA DE CIÊNCIA DO SOLO, 1., Areia/ Pb, 2013. Anais... Pernambuco: Universidade Federal de Pernambuco, 2013.
Pages: 4p.
Description: A fitomassa produzida por coquetéis vegetais tem influência direta na melhoria das condições do solo contribuindo com a diminuição das perdas de nutrientes por lixiviação e diminuição da erosão; com a manutenção da umidade e melhoria da infiltração, além de colaborar no controle de ervas espontâneas; auxiliam na disponibilização de nutrientes, principalmente as espécies leguminosas, e na melhoria da estruturação do solo pelas gramíneas. Diante do exposto, o presente trabalho teve como objetivo avaliar a produção da fitomassa e os teores de macro e micronutrientes de espécies vegetais para adubação verde e/ou cobertura do solo. A pesquisa foi desenvolvida na Estação Experimental de Agricultura Irrigada da Embrapa Semiárido, em Petrolina, PE. Foram avaliadas 14 espécies vegetais em diferentes opções de coquetéis vegetais que constituíram cinco tratamentos mais o tratamento referência. Os resultados demonstram que o coquetel vegetal é uma alternativa de manejo que contribui para aumentar a biodiversidade (diversificação de espécies) dentro e acima do solo, estabelecendo um ambiente onde as espécies convivem harmoniosamente. Os tratamentos T3 e T4 apresentaram as melhores produções de fitomassa para as condições de solo e clima do Polo Petrolina, PE/Juazeiro, BA
Thesagro: Adubação Verde
Keywords: Semiárido
Plantas de cobertura do solo
Type of Material: Resumo em anais e proceedings
Access: openAccess
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CNPS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
COQUETELVEGETAL.pdf105.99 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace